Bem-vindo, CITRUS 7
TOTAL TRANSFERIDO BRL 1500,00 ECONOMIZADO BRL 44,00

5 dicas para comprar moeda estrangeira sem correr riscos

02 de agosto , 2018 | em Compra da moeda, Cotação |

Planejar uma viagem não é tão simples quanto parece, ainda mais quando se trata de uma viagem internacional. É preciso se preocupar com documentação, hospedagem, traslado, passagens e, principalmente, com dinheiro.

Abaixo listamos dicas preciosas que podem fazer a diferença na hora em que você for comprar moeda estrangeira.

Não compre tudo de uma vez

O preço da moeda costuma variar bastante, por isso é muito difícil saber o dia em que haverá o melhor custo-benefício. Se você vai viajar daqui a um mês, o melhor é comprá-la aos poucos e, assim, garantir o preço médio, em vez de comprar tudo de uma vez e correr o risco de escolher o pior dia.

Moeda oficial do destino

É comum haver dúvida sobre qual moeda levar na viagem, especialmente quando a moeda do destino é pouco conhecida e negociada. Nem sempre é possível ir com reais e trocá-los lá. Em alguns países, nosso dinheiro não é aceito pois é difícil e pouco vantajoso comercializá-lo. Comprar a moeda oficial do destino no Brasil também não é sempre a melhor opção, já que muitas vezes você acaba pagando taxas desnecessárias.

O ideal é comprar uma moeda forte internacionalmente e trocá-la no destino, por exemplo, o dólar americano e o euro. Mas fique atento: alguns países, como Rússia e Cuba, não são muito amigáveis com o dólar. Vale a pena pesquisar a moeda de melhor custo-benefício que é aceita no destino. Se tiver alguma dúvida, faça a cotação com a gente!

Cartão de crédito no exterior

Muitas vezes o cartão de crédito é o salvador da pátria, mas no exterior ele pode ser uma cilada. Grande parte das pessoas ignora que todos os pagamentos realizados com o cartão terão como base o valor da cotação da moeda do dia de fechamento da fatura, e não o do dia da compra, correndo o risco de se surpreender com as cifras finais. A melhor opção é o cartão de crédito pré-pago ou dinheiro em espécie.

Troque o dinheiro antes de viajar

É sempre bom chegar ao destino com algum dinheiro já trocado para não passar por situações complicadas. Em alguns lugares pode ser difícil achar uma casa de câmbio ou você pode deparar com taxas mais altas do que as cobradas no Brasil.

Pesquise antes de comprar

Todos aqueles que pretendem viajar precisam ficar atentos aos noticiários, pois estamos em ano de eleições e isso interfere muito no preço das moedas. É praticamente impossível prever a oscilação das cotações, portanto, neste momento, o ideal é fracionar a compra e pesquisar o melhor custo-benefício.

A variação no preço de moeda estrangeira em casas de câmbio pode chegar a 73% no caso do peso argentino, por exemplo. Já entre as moedas mais procuradas como o dólar americano, australiano, canadense, neozelandês, o euro e a libra esterlina, ela pode ficar entre 25% e 27%.

Além disso, muitos turistas ignoram o valor efetivo total (VET) médio praticado pelas instituições financeiras habilitadas a operar pelo Banco Central, que já inclui a taxa de câmbio, as tarifas e o IOF (imposto sobre operações financeiras). Assim, muitas vezes são levados a tomar decisões erradas.

Aqui na Meu Câmbio, zelamos pela transparência, e todos os custos são informados no momento da compra. Você sabe exatamente quanto vai gastar antes mesmo de viajar. Confira nossos serviços: www.meucâmbio.com.br.


RELACIONADOS


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o valor das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação que pr […] LEIA MAIS


Guia do dólar: saiba tudo sobre comprar dólar

O dólar é a moeda mais importante da economia mundial. Como a compra é constante, ela agita o mercado financeiro. Aceita em todo o mundo, ela é usada como reserva financeira em diversos países. N […] LEIA MAIS

Recentes


5 dicas para viajar com crianças

Quem é que não gosta de viajar com as crianças? Viajar em família é tudo de bom, afinal, conhecer novos destinos inclui construir memórias e viver momentos inesquecíveis. No entanto, muitos pai […] LEIA MAIS


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação que p […] LEIA MAIS