Bem-vindo, CITRUS 7
TOTAL TRANSFERIDO BRL 1500,00 ECONOMIZADO BRL 44,00

Veja como o ano novo chinês influencia no comércio exterior

21 de janeiro , 2022 | em #MeuCâmbio |

ano novo chinês

Utilize gratuitamente nossa plataforma para controle dos contratos de câmbio de importação, exportação ou financeiros. Clique aqui e confira!

O ano novo chinês é celebrado de acordo com o calendário chinês, próprio de sua cultura, é diferente do modelo gregoriano, que é usado em outros países. Este é um calendário lunar, e possui 12 meses completos em anos comuns e 13 meses em anos bissextos.

A celebração do ano novo chinês é uma das festas mais importantes de seu país de origem, e o feriado pode durar até sete dias consecutivos de celebração para este momento, o que inclui os mais diversos setores de folga, como uma auditoria independente.

É preciso ter em mente que o calendário não tem ligação com as estações do ano, como sua contraparte.

É justamente essa mudança que exige a adição de um mês no período de três anos. No calendário gregoriano, que se baseia na rotação da Terra em torno do Sol, a imprecisão é menor, e por isso é adicionado apenas um dia a cada quatro anos.

A celebração do ano novo chinês é uma grande festa na China, mas não se restringe a este país. Muitos outros países do oriente seguem esse tipo de celebração, bem como países ocidentais que possuem uma forte influência chinesa.

A celebração é repleta de tradições da cultura chinesa, e mesmo que dure uma semana enquanto feriado, é comum que se passem 15 dias com elementos da celebração, como as decorações e momentos específicos, por isso é importante calcular bem a antecipação de duplicatas em transações internacionais.

Os pratos servidos para as famílias durante o período são tradicionais e normalmente há uma simbologia para representar a sorte. Ao final da celebração, acontece o Festival da Lanterna, um momento onde cada família lança pequenas lanternas com desejos para o ar.

Outra prática comum do calendário diferenciado da China é a relação com os animais. A cada ano, um animal específico é associado a ele. Isso acontece por conta de um costume proveniente do budismo.

Dentro desta religião, um conto dita que Buda convidou todos os animais para uma grande festa, mas apenas 12 deles aceitaram o convite. Como uma forma de homenageá-los, os anos começaram a ser relacionados com os animais por ordem de chegada na festa:

  • Rato;
  • Boi;
  • Tigre;
  • Coelho;
  • Dragão;
  • Serpente;
  • Cavalo;
  • Carneiro;
  • Macaco;
  • Galo;
  • Cão;
  • Javali.

A última celebração do ano novo chinês ocorreu em 12 de fevereiro de 2021, o ano do boi de 4719 para a população chinesa. 

Diferente do calendário ocidental, não há uma data fixa para a mudança, ocorrendo a cada ano em um dia diferente, que deve ser levado em conta por um sistema de gerenciamento de transporte.

Costumes típicos do ano novo chinês

Existem alguns pontos comuns em cada celebração de ano novo na China. Estes elementos são fundamentais para manter vivas as tradições e trazer prosperidade para as famílias. Neste período, a celebração é um dos pontos principais do país.

Mesmo em países que não seguem a cultura, mas possuem uma base de imigrantes fortes, é comum encontrar a celebração e a manutenção destes costumes, por isso é interessante entender esse tipo de ação para estar preparado do ponto de vista negocial ao oferecer serviços de desenvolvimento de software.

Envelopes vermelhos

Um dos costumes mais comuns do ano novo chines é a entrega de envelopes vermelhos com alguma quantia de dinheiro. Normalmente, pessoas mais velhas ou casais entregam estes envelopes para os jovens, e a quantia não é relevante.

Trata-se de uma prática para a atração de sorte e a prosperidade financeira, então os valores acabam ficando em segundo plano, sendo um momento de união familiar e entre as pessoas como um todo.

Troca de presentes

Este ponto não é muito diferente da celebração do natal. No ano novo chinês, é comum que se troquem presentes entre os familiares, que podem ir desde aparelhos tecnológicos ou outros itens de luxo, até comidas ou outros presentes artesanais.

Trata-se de um momento de troca de experiências e de carinho, e pode ser realizado tanto com familiares quanto com amigos próximos. Dessa maneira, todos se sentem mais queridos e lembrados nesse período do ano.

Mercados livres

Na China, uma série de mercados livres e feiras são montados ao ar livre durante o período de celebração. 

Estes locais comercializam os mais diversos itens, desde presentes e lembrancinhas até alimentos típicos da região, que podem usar até mesmo um sistema para gerenciamento de loja durante o período.

É comum que se encontre neste mercado ameixeiras, uma árvore comum para as decorações da festividade e que são similares à tradição de comprar árvores de natal em países ocidentais.

Fogos de artifício

Os fogos de artifício tem um contexto diferenciado na tradição chinesa. Estes itens são usados há muito tempo, e espetáculos especialmente elaborados são criados para o ano novo, aumentando ainda mais a beleza da utilização de fogos de artifícios.

Entretanto, além de ser um elemento de celebração, os fogos são utilizados para afastar espíritos malignos com sua luminosidade, fazendo parte de um elemento bastante tradicional da cultura chinesa.

Decoração de fim de ano

As flores são muito utilizadas como decoração nas casas durante o período, e cada espécie de planta tem seu próprio significado. Na decoração, as pessoas colocam seus desejos e suas necessidades em pauta, como a cura de doenças, prosperidade e fortuna.

Além disso, na maioria das residências, é colocado um bloco de madeira colorido especialmente utilizado para as decorações de fim de ano, que leva o nome de Nianhua e se trata de um item comum do período.

LEIA TAMBÉM:

Tudo sobre a DUE – Documento único de exportação

Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior 2021 – Quem deve declarar?

Censo de Capitais Estrangeiros no Brasil 2021 – Conheça as obrigações!

O ano novo chinês e o comércio exterior

A China é um dos principais polos do mundo tanto em questão de importação quanto exportação. Por conta disso, o impacto de um feriado desse porte é sentido ao redor do globo em questão de logística em uma consultoria fiscal e tributária.

Embora as atividades portuárias não parem completamente durante o ano novo chinês, elas são drasticamente reduzidas, o que gera enormes filas de liberação nos portos e aeroportos chineses, e atrasa várias entregas no processo.

Além disso, mesmo os lugares que não param as atividades reduzem consideravelmente a jornada de trabalho de seus colaboradores, o que acaba diminuindo estoques de uma série de produtos do país.

Essa situação como um todo faz com que um evento conhecido como blank sailing aconteça com frequência. Trata-se do fato de que armadores de navio cancelem as viagens até o fim do feriado, o que gera um acúmulo das cargas.

Este acúmulo aumenta a necessidade de transporte, o que faz o frete se tornar mais elevado ao final do período de festas no ano novo chines,principalmente se for necessário realizar a tradução de documentos.

Por isso, muitos importadores e exportadores que já têm mais prática e experiência no mercado acabam evitando o estresse ao se programar antecipadamente para o período, garantindo que não terão problemas durante o ano novo chinês.

A organização é um dos pontos mais essenciais para que seu processo logístico não seja prejudicado, e você consiga entregar ou receber os itens no prazo correto e evitando paralisações desnecessárias de suas atividades.

Uma boa maneira de se preparar para isso é antecipar os pedidos. Fazer um pré-agendamento é muito interessante não só para este período em particular, mas também em outras épocas de alto volume, uma vez que isso impede atrasos na entrega dos pedidos.

Para ajudar a ter controle e organização nas suas operações a melhor forma é usar uma ferramenta de transferência internacional que faça isso por você.

No caso da antecipação, é possível conseguir melhores preços e garantir o funcionamento de suas atividades no ano novo chinês.

As empresas de logística e transporte acabam ficando muito movimentadas nesse período, com desenho e melhoria de processos, o que eleva as taxas de frete e de serviços como um todo.

Além disso, existem empresas especializadas em organizar esse tipo de situação, que possuem contatos com as melhores empresas e podem ajudar a eliminar a necessidade de pagar altas tarifas para um serviço comum.

Uma empresa de porte internacional precisa ter em mente esse tipo de alteração para trabalhar da melhor forma possível, aproveitando todos os elementos necessários para otimizar seus processos de transporte e logística.

A comunicação também tem um papel fundamental nesse processo. Você deve conversar com os clientes e com os fornecedores as melhores datas para passar a mercadoria pelo país, preferencialmente evitando este período para conseguir melhores resultados.

Assim, você consegue passar por todas as etapas do processo logístico sem precisar atrasar suas entregas finais, uma vez que terá um controle maior da situação como um todo.

Considerações finais

Embora seja uma celebração muito diferente de países ocidentais, existem também muitos pontos em comum no ano novo chinês. Esse é um período de festa e celebração, de união e de passar tempo com a família.

Para as empresas, entretanto, este período pode ser complicado sem um bom planejamento, uma vez que a escassez de serviços pode representar um atraso significativo. 

Portanto, é fundamental entender estas celebrações se a China faz parte de seu processo logístico.

Dessa maneira, você garante que sua empresa estará adequada para evitar qualquer tipo de problema relacionado a esse tipo de interação.

Saiba tudo sobre o câmbio de importação?

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento em parceria com a Meu Câmbio, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


RELACIONADOS


#CaféComCâmbio – 19/05/22

As principais notícias que afetam o dólar comercial nesta quinta-feira 19/05/2022 MERCADO AGORA (10h24) Dólar comercial: R$ 4,9200 -1,26% Euro comercial: R$ 5,1930 -0,42% Lib […] LEIA MAIS


#CaféComCâmbio – 18/05/22

As principais notícias que afetam o dólar comercial nesta quarta-feira 18/05/2022 MERCADO AGORA (10h15) Dólar comercial: R$ 4,9528 +0,20% Euro comercial: R$ 5,2140 +0,04% Lib […] LEIA MAIS

Recentes


#CaféComCâmbio – 19/05/22

As principais notícias que afetam o dólar comercial nesta quinta-feira 19/05/2022 MERCADO AGORA (10h24) Dólar comercial: R$ 4,9200 -1,26% Euro comercial: R$ 5,1930 -0,42% Lib […] LEIA MAIS


#CaféComCâmbio – 18/05/22

As principais notícias que afetam o dólar comercial nesta quarta-feira 18/05/2022 MERCADO AGORA (10h15) Dólar comercial: R$ 4,9528 +0,20% Euro comercial: R$ 5,2140 +0,04% Lib […] LEIA MAIS