Bem-vindo, CITRUS 7
TOTAL TRANSFERIDO BRL 1500,00 ECONOMIZADO BRL 44,00

Aprenda o que é Mercosul e sua importância

22 de dezembro , 2021 | em #MeuCâmbio |

Aprenda o que é Mercosul e sua importância
Aprenda o que é Mercosul e sua importância

Utilize gratuitamente nossa plataforma para controle dos contratos de câmbio de importação, exportação ou financeiros. Clique aqui e confira!

O Mercosul tem sido de grande importância para todos os países envolvidos, facilitando o crescimento econômico e ajudando a estabelecer uma economia mais forte para as devidas regiões, criando também uma firme integração e relação com outros países.

Pensando nesse contexto, o texto de hoje abordará o que é o Mercosul e a sua importância para os países envolvidos, além de mostrar como ela impacta a economia e o dia a dia dos países, como suas características mais comuns.

Entenda um pouco sobre a história

Tendo sua origem após a segunda guerra mundial, o Mercosul tinha como objetivo aumentar as relações entre países e abrir as portas para negociações e uma melhor visão e abertura comercial e social.

Ademais, o objetivo era o de impactar desde as pessoas que apenas lidavam com suas vidas até as empresas que trabalhavam com linhas de crédito para novas empresas e outras companhias.

O Mercosul é um amplo projeto que envolve diversos países, no caso, Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil. Nos últimos anos, adentraram o tratado a Venezuela e a Bolívia, onde a última está ainda em negociação.

Por nem todos os países participantes do Mercosul falarem e escreverem a mesma língua, a versão dos documentos sempre é atualizada para o idioma do país que será a sede da reunião, podendo ajudar o crédito factoring da região quando todas as propostas forem postos na mesa.

Pode-se dizer que o principal conceito que aborda o Mercosul é o de proporcionar um espaço onde gere oportunidades, integração e socialização entre algumas potências, buscando investimentos, aprimoramentos e condições de vida e de lucro para as pessoas.

Dessa forma, diversos acordos são realizados entre os países, buscando sempre estabelecer metas e objetivos em comum, além de melhorar a relação entre nações que estão muito próximas.

Ou seja, tornando mais simples a negociação e a ajuda mútua, impactando até mesmo empresas de prestação de serviços de contabilidade, bem como diversas outras companhias.

Porém, no que mais o Mercosul acaba impactando? Quais os seus reais objetivos? Ele afeta diretamente a economia e a relação entre as nações? Quais os benefícios que o país tem ao investir nessa integração? A situação social das nações muda?

As respostas dessas e de muitas outras perguntas podem ser conferidas nos tópicos a seguir, onde o assunto será melhor abordado e desenvolvido, podendo servir, inclusive, para entender o impacto que o Mercosul pode causar em fabricantes de galpões industriais, por exemplo.

LEIA TAMBÉM:

Tudo sobre a DUE – Documento único de exportação

Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior 2021 – Quem deve declarar?

Censo de Capitais Estrangeiros no Brasil 2021 – Conheça as obrigações!

O conceito do Mercosul

Como dito anteriormente e de forma simples e direta, o Mercosul é uma reunião entre alguns países, todos eles da América do Sul, por isso o nome. Ele tem como objetivo melhorar a relação das nações e promover oportunidades de crescimento para todas.

Ou seja, aumentando essas relações e se obtendo oportunidades econômicas novas, um dos objetivos do Mercosul é estabelecer uma livre circulação de bens, diminuindo ou acabando com a taxa de impostos entre os países envolvidos e melhorando a economia.

Então, até um importador de peças para empilhadeiras, por exemplo, deve ser competitivo com o mercado. 

O projeto entra muito forte nesse quesito, coordenando e orientando junto de políticas sociais e econômicas maneiras de oferecer condições ideais para a competitividade dos países envolvidos a outros gigantes do mundo.

Sendo assim, pode-se destacar como vantagens e benefícios desse projeto:

  • Melhor relação entre os países envolvidos;
  • Maior probabilidade de desenvolvimento da economia;
  • Melhora na estabilidade das classes sociais e econômicas;
  • Cenário mais favorável politicamente para os envolvidos.

Um bom exemplo de aplicação do projeto do Mercosul é quando os países precisam negociar com outras potências, como os Estados Unidos. Mesmo que seja algo simples como desembaraço aduaneiro de mercadorias, nunca é livre de taxações.

Tais cobranças envolvem se adequar às negociações e os sistemas governamentais às exigências impostas pela nação, como políticas de envolvimento social, leis de Direitos Humanos do país, taxas de intercâmbio, entre diversas outras.

Com isso, a criação, desenvolvimento e mantimento do Mercosul é essencial para a integração das políticas internas dos países envolvidos, harmonizando-as ao máximo e aprimorando os blocos de integração políticas, sociais e, a mais importante, a econômica.

Ou seja, até mesmo uma organização que realiza e desenvolve curso técnico a distância acaba sendo afetada por tais políticas, principalmente quando se compra equipamentos, materiais e tecnologias do exterior.

Tais mudanças e políticas afetam, então, desde o menor dos comércios até as grande nacionais, mesmo que em níveis diferentes.

As características do Mercosul

Assim como qualquer projeto, o Mercosul possui algumas características bastante únicas e que podem ser percebidas quando se começa a observar os conceitos que o abordam e a forma como cada país lida com a sua sociedade, política e economia.

Sendo assim, confira algumas dessas características e verifique como são importantes e impactantes, podendo afetar desde as maiores empresas da nação até outras menores que desenvolvem e oferecem serviços de sistema de gerenciamento de transporte.

Primeiramente, quando se pensa em nações, automaticamente vem à mente a ideia de quantidade de território que elas ocupam, afinal, esse motivo já foi até mesmo o suficiente para diversas guerras na história passada de nosso mundo.

Os países envolvidos ocupam cerca de 72% do território da América do Sul, tendo um tamanho aproximado do triplo da extensão territorial da União Européia, além de uma população que beira os 289 milhões de habitantes.

Ou seja, esses cinco grandes países, apenas no quesito de população, ocupam cerca de 70% de pessoas que vivem na América do Sul inteira. É um número bastante considerável e não é à toa que eles se unem para realizar tais reuniões e estreitar as relações.

Inclusive, se considerarmos essas cinco grandes nações como um bloco único, juntas, elas representam cerca da quinta maior economia do mundo.

Também é possível destacar como características do Mercosul a busca constante em prosperidade econômica, estabilidade política e democracia, sempre colocando os Direitos Humanos à frente dos negócios.

Por causa disso, tornou-se mais comum que as pessoas conseguissem melhorar de vida e subir de padrões econômicos, por exemplo, concedendo o direito de residência e trabalho para pessoas cujo único requisito é a nacionalidade.

Ou seja, independentemente dos problemas, situação financeira ou social, apenas é necessário que cada pessoa tenha a nacionalidade do país em questão, ou seja, no qual reside e vive normalmente.

Outro exemplo é a utilização de passaportes e a regulamentarização de viagens. Não é necessário que ninguém tenha um visto ou passaporte caso esteja viajando entre países do Mercosul, diminuindo a burocratização e tornando mais fácil a locomoção.

Também é característica do projeto a Seguridade Social, ou seja, permite que trabalhadores que venham de outros países do Mercosul tenham o benefício da seguridade social, conseguindo seus salários, empregos e moradias normalmente.

Por fim, mas não menos importante, também verifica e abrange o direito de Integração Social, ou seja, o reconhecimento de títulos, certificados educacionais que o cidadão tenha, abrangendo desde cursos técnicos até a pós-graduação.

Com isso, torna-se muito mais simples, menos burocrático e mais humano a integração de indivíduos de outras nacionalidades dentro do país. Mesmo que sejam apenas os que estão dentro do Mercosul, essa atitude já traz bastante diferença no dia a dia das pessoas.

Abre uma janela de oportunidades para todos e faz com que, caso seja necessário, eles possam usufruir de oportunidades de crescimento dignas. Esse tipo de situação movimenta a economia e faz com que os aspectos políticos, sociais e econômicos estejam em crescimento.

Existem alguns outros países como Chile, Equador, Peru e Suriname que são associados ao projeto, porém, não usufruem dos mesmos benefícios. É uma grande decisão e envolve muitas coisas que, conforme todos sabem, não acontece do dia para a noite.

Considerações finais

O texto de hoje abordou e desenvolveu o conceito de Mercosul, explicando como o projeto funciona, a importância que tem e o impacto que causa nos mais diversos países envolvidos nele, explorando suas características, benefícios e vantagens.

O projeto é bastante complexo e demora muito tempo para ser colocado em prática, afinal, quando se envolve os direitos humanos de diversas nações, é preciso encontrar meios para que todas sejam igualmente beneficiadas.

Ou que, no mínimo, nenhuma saia prejudicada, fortalecendo assim a economia, política e sociedade de cada nação.

O Mercosul é um grande avanço dos países envolvidos, mas sempre é bom ficar por dentro de atualizações e mudanças. O importante é que o conceito inicial prevalece e que diversas pessoas são, diariamente, ajudadas por essa iniciativa.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Saiba tudo sobre o câmbio de importação?

Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Tenha acesso a toda a informação relevante para realizar sua operação de câmbio. Cadastre-se em nosso blogue.


RELACIONADOS


#CaféComCâmbio – 13/01/22

As principais notícias que afetam o dólar comercial nesta quinta-feira 13/01/2022 MERCADO AGORA (10h51) Dólar comercial: R$ 5,5390 +0,07% Euro comercial: R$ 6,3520 +0,24% Lib […] LEIA MAIS


#CaféComCâmbio – 11/01/22

As principais notícias que afetam o dólar comercial nesta terça-feira 11/01/2022 MERCADO AGORA (10h23) Dólar comercial: R$ 5,6410 -0,56% Euro comercial: R$ 6,3950 -0,43% Lib […] LEIA MAIS

Recentes


#CaféComCâmbio – 13/01/22

As principais notícias que afetam o dólar comercial nesta quinta-feira 13/01/2022 MERCADO AGORA (10h51) Dólar comercial: R$ 5,5390 +0,07% Euro comercial: R$ 6,3520 +0,24% Lib […] LEIA MAIS


#CaféComCâmbio – 11/01/22

As principais notícias que afetam o dólar comercial nesta terça-feira 11/01/2022 MERCADO AGORA (10h23) Dólar comercial: R$ 5,6410 -0,56% Euro comercial: R$ 6,3950 -0,43% Lib […] LEIA MAIS