
16 de agosto , 2018 | em #FiqueDeOlho |
O câmbio negro, ou mercado paralelo de compra e venda de moedas estrangeiras, ficou bastante popular no Brasil na década de 90. A instabilidade econômica do paÃs e o confisco da poupança fizeram com que inúmeras pessoas investissem em dólares, moeda confiável e estável, mas muitas vezes a compra era realizada de maneira ilegal.
No decorrer dos anos, a prática do câmbio negro se associou à ilegalidade, sendo empregada para lavagem de dinheiro, sonegação de impostos e até tráfico. Atualmente, qualquer pessoa que compre ou venda moeda estrangeira no mercado paralelo está cometendo um crime contra o sistema financeiro: evasão de divisas.
Crime
A compra e a venda de moedas estrangeiras são livres no Brasil, desde que sejam feitas por meio de entidades autorizadas que sigam as quantidades e os valores definidos pelas normas do Banco Central.
A lei pune qualquer transação de câmbio irregular, ou seja, qualquer operação que não seja registrada nem gere nota fiscal.
Doleiros
Aquele estereótipo do doleiro como um homem mal-encarado que dá expediente nos becos da cidade já foi há muito tempo quebrado. Hoje, muitos doleiros atuam legalmente no mercado de câmbio e operam caixa 2 para pessoas que não desejam nota fiscal.
Corrupção
No Brasil, os doleiros realizam basicamente compra e venda de moeda em espécie no mercado paralelo, operações de dólar-cabo, remessas de dinheiro por meio de contratos fraudulentos e administração de caixa 2.
Riscos
Adquirir dólar no mercado paralelo muitas vezes é tentador porque, nele, a moeda é encontrada por um valor mais baixo do que o do dólar de turismo, mas você pode se enganar com a suposta vantagem.
Os riscos são inúmeros e podem prejudicar a sua viagem. Em primeiro lugar, a compra ilÃcita de moeda estrangeira não é segura. Você corre o risco de ser vÃtima de um golpe e acabar recebendo notas falsas, que não serão aceitas em lugar nenhum.
Ao negociar no mercado paralelo, você também contribui com o comércio ilegal e, indiretamente, com crimes como lavagem de dinheiro e tráfico internacional.
Além disso, existe a possibilidade de ser penalizado legalmente por prática de comércio ilegal. A pena pode variar de um a quatro anos de reclusão e multa.
Segurança
Não tenha dúvida, a melhor maneira de comprar moeda estrangeira é através de empresas autorizadas. O valor pode ser um pouco mais alto, mas a garantia de uma viagem tranquila não tem preço.
Na Meu Câmbio, trabalhamos com transparência e seriedade. Antes mesmo de concluir a compra, você tem acesso ao valor da cotação, das taxas e dos impostos, e não é pego de surpresa no momento da cobrança. Faça uma cotação conosco!
Comece sua manhã bem informado com nosso #CaféComCâmbio de hoje MERCADO AGORA (09h20) Cotação dólar comercial: R$ 5,605 -0,85% Cotação euro […] LEIA MAIS
Com tantas resoluções de final de ano, a única certeza é que os aeroportos, em todo o mundo, estarão lotados de viajantes e turistas. Para muitas pessoas o recesso, com Natal e Ano-Novo, à […] LEIA MAIS
As principais notÃcias que afetam o dólar comercia […] LEIA MAIS
As principais notÃcias que afetam o dólar comercia […] LEIA MAIS