Bem-vindo, CITRUS 7
TOTAL TRANSFERIDO BRL 1500,00 ECONOMIZADO BRL 44,00

Cartão de crédito, vale a pena viajar só com ele?

17 de maio , 2017 | em #ExclusividadeMeuCâmbio, #FiqueDeOlho, Câmbio Turismo, Cartão de crédito, Dicas de viagem |

cartão de crédito internacional
Cartão de crédito: vale a pena viajar só com ele ou acaba saindo muito mais caro?

Ao longo destes mais de 2 anos de Meu Câmbio, escutamos muitas vezes que comprar dinheiro em espécie e cartões pré-pago não valia a pena. Que era muito mais fácil usar o cartão de crédito internacional para tudo: hotel, alimentação e até sacar dinheiro. Que é mais fácil todos sabem, mas será que vale a pena?

A ideia deste artigo veio após escutarmos de um amigo de escola: “Eu amo meu cartão de crédito! Fui para Barbados com ele e funcionou direitinho! ”.

Nossa resposta foi: “Ufa, imagine estar no meio do Caribe, num local paradisíaco e não conseguir tomar um Rum Punch ou até almoçar em um lugar que gostaria. Só porque acabou o seu limite ou porque o restaurante não aceita a sua bandeira*? ”

Todos que já conversaram com a nossa equipe sabem que nós descomplicamos as decisões fornecendo alternativas e conhecimento. Vivemos isto todos os dias e sabemos que a única pessoa que pode fazer a escolha correta do melhor produto para a sua necessidade é… Você mesmo! (E pode contar com a gente se tiver qualquer dúvida, combinado?!).

Além da comodidade de precisar fazer apenas uma ligação (com direito a 10 minutos de música durante a espera) para liberar o uso internacional de seu cartão, da segurança de ter seus gastos protegidos por senha (e as vezes até a apresentação do passaporte para efetuar a compra assim como nos cartões pré-pagos) e do benefício de acumular milhas para viajar ainda mais. O que seu cartão te oferece?

Ele te oferece muito mais! Te oferece ajustes de variação cambial, cobrança de margem de câmbio, inflação nas milhas e tarifas diferenciadas em saques realizados no exterior.

Mas será que vale a pena viajar com cartão de crédito?

Confused GIF - Find & Share on GIPHY

Neste post você vai descobrir!

Ajuste de variação cambial:

é a cobrança mais justa que iremos conhecer hoje. Este é o termo técnico para que a operadora do seu cartão possa te cobrar a diferença da cotação do dólar entre a data de emissão da sua fatura e a data de vencimento ou de pagamento dela. Então se quando a sua fatura foi emitida o dólar custava 3,18 e na data do vencimento da fatura o dólar subiu para 3,20; no mês que vem eles vão te cobrar esses 2 centavos. Dizemos que esta é a tarifa mais justa porque se o dólar tivesse caído estes centavos, eles te forneceriam este desconto no próximo mês.

Inflação nas milhas:

Lembra que já foi possível comprar uma passagem de ida e volta para os EUA com 20 mil milhas? Bons tempos não? Hoje essas 20 mil milhas podem te comprar uma passagem de ida e volta para o Rio de Janeiro! Sim o Rio é maravilhoso e amamos este lugar, mas 20 mil milhas??? =( E os EUA então nem se fale… se conseguir por 60 mil milhas, fique feliz!

Tarifas diferenciadas para saques:

Sempre que me oferecem algo diferenciado fico muito mais atento! Por quê? Porque sempre tem alguma pegadinha no caminho. Acho que é uma forma gentil de falarem que vão te pregar uma peça. Não acredita? Olhe esta tabela feita com dados do Banco Central com base em informações fornecidas pelos bancos:

Instituição Valor Máximo * Custo do saque em dólares (R$ 3,25 por dólar) Custo total de um saque de 100 dólares com IOF Custo total de um saque de 500 dólares com IOF
BANCO BRADESCO CARTOES S A 20 6,15 12,5% 7,6%
BANCO BRADESCO S A 20 6,15 12,5% 7,6%
BANCO DO BRASIL S A 20 6,15 12,5% 7,6%
BANCO ITAUCARD S A 22 6,77 13,1% 7,7%
BANCO ORIGINAL S A 20 6,15 12,5% 7,6%
BANCO SAFRA S A 15 4,62 11,0% 7,3%
BANCO SANTANDER  BRASIL  S A 24,2 7,45 13,8% 7,9%
* Fonte: Banco Central do Brasil em 16/05/2017 – http://www.bcb.gov.br/fis/tarifas/htms/bancossegmento01.asp?idpai=TARBANINST

Quando comparamos as taxas de saque cobradas nos cartões pré-pago oferecidos na Meu Câmbio e as taxas dos cartões de crédito elas são entre 185% e 298% maiores.

Viu que tarifa diferenciada? = o

Margem de câmbio

(Nossa preferida! Já falamos dela até na Folha de São Paulo) : Você sabia que sempre que realiza uma compra em uma moeda diferente do dólar americano o cartão pode cobrar duas conversões de câmbio?

Quer ver como isso afeta seus custos?

Caso prático e verídico para entendermos melhor.

Imagine que estava no lugar do meu amigo de escola, em Barbados, e fizesse compras em um supermercado no valor de 200 dólares de Barbados. Olhe a diferença de preço entre o cartão de crédito ou levando dólares americanos para lá e trocando por dólares de Barbados nos bancos autorizados

Com esta diferença, somada à diferença da cotação do dólar Meu Câmbio e da cotação do cartão de crédito e os impostos, o custo do cartão de crédito seria quase 9% maior! Se você gastasse ao todo 2.000 dólares americanos na viagem, com a Meu Câmbio você economizaria 294 reais =)

Gastos no cartão de crédito internacional
Veja nesta tabela como gastar no cartão de crédito em moedas diferentes do dólar pode encarecer a sua viagem!

 

E então? Vale a pena gastar no cartão de crédito durante suas viagens? Deixe seu comentário, sugestão ou dúvida e nós descomplicamos!

 

*São exemplos de bandeiras de cartão de crédito a Visa, Mastercard entre muitas outras.


RELACIONADOS


Panorama de Mercado – Dólar em queda

Após 5 dias seguidos de alta o dólar opera hoje em queda comparado ao real. Análise Meu Câmbio Cenário interno Não tivemos notícias relevantes no dia de hoje. Com isto o destaque fica para o Ba […] LEIA MAIS


Panorama de mercado

Análise do Meu Câmbio Dólar opera pelo segundo dia consecutivo em alta comparado ao real. Hoje os cidadãos americanos vão às urnas para a chamada Midterm Elections, ou eleições de meio de mand […] LEIA MAIS

Recentes


5 dicas para viajar com crianças

Quem é que não gosta de viajar com as crianças? Viajar em família é tudo de bom, afinal, conhecer novos destinos inclui construir memórias e viver momentos inesquecíveis. No entanto, muitos pai […] LEIA MAIS


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação que p […] LEIA MAIS