Bem-vindo, CITRUS 7
TOTAL TRANSFERIDO BRL 1500,00 ECONOMIZADO BRL 44,00

Cartão pré-pago no exterior: como usar?

29 de junho , 2018 | em #MeuCâmbio |

Para muitos turistas, o programa favorito durante as viagens internacionais são as horas destinadas àquelas comprinhas. Entre as opções de pagamento mais seguras e atrativas para esse tipo de gasto está o cartão pré-pago.

Com o objetivo de ajudá-lo a entender os prós e contras desse meio de pagamento, apresentamos a seguir algumas dicas sobre o uso do cartão pré-pago no exterior e esclarecemos como ele pode ser incorporado no seu roteiro de viagem.

Como funciona?

Muito utilizado pelos intercambistas, que viajam com um valor predeterminado, o cartão pré-pago no exterior tem funcionalidade semelhante à do celular pré-pago, em que o cliente pode gastar apenas o saldo que estiver disponível.

A recarga é muito simples e prática: pode ser feita diretamente pela internet e o crédito leva menos de 24 horas para ser liberado.  Além disso, há a opção de recarregá-lo com diferentes moedas estrangeiras, uma ótima alternativa para quem está planejando um roteiro com passagem por diversos países.

Por estar vinculado a uma espécie de conta, esse tipo de pagamento também se caracteriza por ser muito mais seguro, além de permitir que você acompanhe seu saldo durante toda a viagem. Em caso de perda ou roubo, a entrega de um novo cartão pré-pago ocorre em até 72 horas, e o valor é restituído pela própria operadora do cartão, graças ao seguro que já vem incluso.

Tarifas x segurança

Não é surpresa para ninguém que a compra do câmbio em espécie exige menos imposto sobre operações financeiras (IOF) do que os cartões pré-pagos. Enquanto a tributação sobre o dinheiro em espécie cobrada pelo governo é de apenas 1,1%, a alíquota sobre compras com cartão é de 6,38%.

Porém, o que poucos sabem é que, além da tranquilidade de não precisar carregar muito dinheiro vivo no bolso durante a viagem, a segurança financeira está entre os principais benefícios do cartão pré-pago no exterior.

Isso acontece porque o valor gasto já é convertido no momento da transação, ou seja, a cotação que você irá pagar é a do dia da recarga, e não a da data em a despesa foi efetivada no exterior, o que evita surpresas, muito comuns quando são realizadas compras com cartão de crédito, por exemplo.

Dica da Meu Câmbio: Vale ressaltar que cada viagem tem uma finalidade e objetivo diferentes. Se sua principal finalidade for economizar, priorize o papel-moeda.

No entanto, tente levar algum dinheiro no cartão pré-pago, nem que seja uma quantia baixa, como 350 dólares, pois, caso aconteça algum imprevisto, como a perda do dinheiro em espécie, você ainda poderá fazer uma recarga no cartão, evitando correr o risco de ficar sem nenhum recurso financeiro durante a viagem.

Além disso, em muitos casos, apesar de o cartão ser um meio de pagamento aceito em boa parte do mundo, ainda há situações em que o dinheiro em espécie é necessário. Por isso, investir um pouco em cada opção é o mais recomendável.

Ah, e não se esqueça! Enquanto você segue planejando os gastos com a sua próxima viagem internacional, é importante que continue por dentro da cotação do dólar e das demais moedas estrangeiras.

Para facilitar esse processo de acompanhamento das cotações, a plataforma Meu Câmbio disponibiliza uma ferramenta que faz todo o trabalho para você. Para ajudá-lo a usá-la, criamos este gif que explica o passo a passo:  https://www.youtube.com/watch?v=Pm2qlTTlosI.

Visite o nosso site, cadastre seu alerta de preço para ser avisado quando a moeda que você precisa comprar atingir o valor desejado ou cadastre seu boletim de acompanhamento para receber os preços na frequência que você escolher, basta clicar aqui.


RELACIONADOS


Panorama de Mercado

Acompanhe semanalmente a evolução do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação que precisa para escolher a melhor h […] LEIA MAIS


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação que p […] LEIA MAIS

Recentes


As melhores comidas do mundo e suas histórias

Uma das principais coisas para se fazer em uma viagem é conhecer a gastronomia local. Degustar dos mais diversos pratos e experimentar algo que o seu paladar não está acostumado, é uma das ativida […] LEIA MAIS


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda informação que pre […] LEIA MAIS