Bem-vindo, CITRUS 7
TOTAL TRANSFERIDO BRL 1500,00 ECONOMIZADO BRL 44,00

Como uma viagem de avião altera o nosso corpo?

31 de janeiro , 2019 | em #MeuCâmbio, Dicas de viagem, Passagens aéreas |

Viagem de avião

Uma das impressões mais próximas que temos da possibilidade de voar se dá em uma viagem de avião, a mista sensação de liberdade, aventura e frio na barriga consome a todos. Mas você sabe o que acontece com o seu corpo e o seu cérebro enquanto isso?

Dentro de uma viagem de avião acontece de tudo, em um voo com cerca de sete horas de duração, o corpo fica exposto a uma quantidade de radiação semelhante à de um raio-x. A umidade abaixa e o ar que bombeia dentro da aeronave chegando a temperaturas abaixo de 10ºC, por exemplo. Mesmo com tantas questões inusitadas, ninguém abre mão do voo para chegar ao destino escolhido e, também, poder aventurar-se viajando de avião.

O paladar altera

Muitos reclamam da comida de avião, mas o grande culpado não é o chef que cozinhou. Segundo um estudo realizado pela Lufthansa, empresa alemã de aviação mundial, a combinação do ar seco com a pressurização da cabine faz com que a percepção de doce e salgado diminua em até 30%. Como as papilas gustativas adormecem, não sentimos os fortes temperos que são usados nesses alimentos.

Como a umidade dentro do avião é menos da metade do ideal, é importante beber bastante água para se hidratar e também estimular a circulação sanguínea que muda no voo. Já a comida, é apenas uma alternativa para não deixar o estômago vazio. Foque no roteiro gastronômico de seu destino.

Pernas inchadas

Aviao

Assim como em qualquer tipo de transporte, quando ficamos muito tempo sentados o sangue se acumula nas pernas e pés, criando o inchaço. Para evitar que isso aconteça, use meias com compressão de 20-30 mm, além de esticar, flexionar e contrair os músculos.

Jet lag

O famoso distúrbio pós-viagem gera cansaço, irritabilidade e trocas de horário de refeição e apetite. Quanto maior o tempo de voo, maior será o jet lag. O truque é adaptar o corpo dias antes da viagem.

As emoções mudam

Viajando de avião

Você já viu alguém chorar assistindo a um filme dentro do avião? Pois é! Talvez em circunstâncias normais, a pessoa não tivesse chorado vendo ao filme. Nos voos estamos mais vulneráveis e com oscilações de humor. A fonte dessa emoção toda é que os voos alteram o sistema imunológico, aumentando a resposta imunológica e a depressão.

Mau hálito, problemas intestinais e enjoo

A desidratação gerada por uma viagem de avião acaba causando também o mau hálito, porque o corpo passa a produzir menos saliva. Para solucionar o incômodo, beba bastante água e prefira alimentos mais saudáveis no voo. Como o corpo se mantém estático, a falta de movimento desacelera o metabolismo, e a mudança de pressão faz com que os gases se acumulem no corpo.

Os enjoos e náuseas também são comuns, algumas pessoas chegam até a usar medicamentos para evitar a sensação. O efeito é causado pela imagem estática não ser a mesma do movimento sentido pelo ouvido interno, que gera estresse no organismo.

Ouvidos e dentes sensíveis

Viagem

Você provavelmente já sentiu os seus ouvidos entupidos enquanto estava dentro do avião ou em uma longa viagem de carro. A sensação desagradável é devido à pressão do ar que é mais forte do lado de dentro. O efeito passa com o tempo ou ao mascar uma bala ou chiclete que, com a produção de saliva, libera uma quantidade de ar necessária. Já as dores de dente podem acontecer, e são normais. O mesmo incômodo tem como responsável a pressão do ar. É importante passar no dentista antes de embarcar em uma longa viagem.

Você já notou alguma coisa estranha em seu corpo durante uma viagem? Conta para gente!


RELACIONADOS


Panorama de Mercado

Acompanhe semanalmente a evolução do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação que precisa para escolher a melhor h […] LEIA MAIS


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação que p […] LEIA MAIS

Recentes


As melhores comidas do mundo e suas histórias

Uma das principais coisas para se fazer em uma viagem é conhecer a gastronomia local. Degustar dos mais diversos pratos e experimentar algo que o seu paladar não está acostumado, é uma das ativida […] LEIA MAIS


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda informação que pre […] LEIA MAIS