Bem-vindo, CITRUS 7
TOTAL TRANSFERIDO BRL 1500,00 ECONOMIZADO BRL 44,00

Cuidados com as compras internacionais no cartão

13 de dezembro , 2018 | em #FiqueDeOlho, Cartão de crédito |

Uma das melhores partes de viajar é voltar com a mala cheia de presentes e novas aquisições, mas é preciso ter alguns cuidados ao realizar as compras internacionais com o cartão para não ter surpresa negativa mais tarde, independentemente de a compra ter sido feita fora do país ou em sites gringos.

É preciso estar ciente de como serão cobradas as compras. Dependendo da operadora, o valor convertido para real será com a cotação do dia de fechamento da fatura, não do dia da compra. De acordo com o Banco Central, a partir de 2020 isso irá mudar, os gastos começarão a ser cobrados com o valor fixado do câmbio na data da compra.

Apesar dos cartões trazerem praticidade, eles também podem envolver riscos. Para nenhuma dor de cabeça aparecer, anote as porcentagens que serão cobradas a cada compra feita em seu cartão, seja crédito ou pré-pago. Fique de olho no valor de IOF de cada transação e outros impostos cobrados. Acompanhe também as tarifas e juros do banco caso precise sacar dinheiro no exterior.

Antes de sair para uma viagem, avise todos os emissores de cartão que você estará fora do país. Caso deixe de avisar, as instituições financeiras podem congelar sua conta se suspeitarem de atividade fraudulenta, que geralmente ocorre quando há compras grandes ou efetuadas de forma frequente no mesmo local.

Como o valor da moeda não é uma certeza, para sua compra não sair maior do que pensou, é importante usar seu cartão com sabedoria.

De olho na cotação

A central de atendimento do cartão pode reverter o congelamento, porém leva dias. Outro cuidado a ser tomado é com o câmbio, as compras podem ficar mais caras do que planejado, visto que os cartões usam a cotação do câmbio comercial, mas cada banco tem variações em relação à cota oficial do BC.

Cobrança de impostos

Pensando em compras online, a maioria dos produtos vem da China e recebe uma taxa de importação. Livros, revistas e medicamentos estão isentos da cobrança. O imposto é calculado com base no preço do produto, frete e seguro, geralmente o valor fica por volta de 60% do montante pago de início, fique de olho!

Dinheiro físico como companheiro da viagem

Evite estourar seu limite com compras por impulso levando dinheiro físico na viagem e use o cartão de crédito quando houver necessidade ou em último caso, dessa forma você tem um controle maior dos gastos.

Caso não goste de andar com o dinheiro físico em mãos, uma alternativa é usar o cartão pré-pago. Bandeiras como Visa e Mastercard são aceitas em diversos países e os cartões podem ser encontrados na Meu Câmbio.

Boleto bom é boleto pago

Calcule bem tudo que será comprado porque as compras vão aparecer na mesma fatura, então garanta que você vai conseguir pagá-la. Entrar nos juros rotativos por uma viagem vai fazer com que você queira ficar no destino para sempre, se escondendo.

Gastos em sites internacionais também pedem cuidados. Verifique se a loja possui sistema de segurança na barra do navegador, se houver cadeado verde a página tem certificado de segurança. Cheque se as URLs das páginas começam com HTTPS, sinal de que o site tem comunicação criptografada, aumentando a proteção de seus dados.


RELACIONADOS


Enfrentar ou não o aeroporto nas vésperas do Natal e do Ano-Novo

  Com tantas resoluções de final de ano, a única certeza é que os aeroportos, em todo o mundo, estarão lotados de viajantes e turistas. Para muitas pessoas o recesso, com Natal e Ano-Novo, […] LEIA MAIS


Desmistificando a moeda estrangeira

Na hora de comprar dinheiro de fora, é comum encontrar informações na internet sobre imposto, cotação cobrada no dia, cartão com fatura cobrada de acordo com o valor da moeda no dia e outras sit […] LEIA MAIS

Recentes


5 dicas para viajar com crianças

Quem é que não gosta de viajar com as crianças? Viajar em família é tudo de bom, afinal, conhecer novos destinos inclui construir memórias e viver momentos inesquecíveis. No entanto, muitos pai […] LEIA MAIS


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação que p […] LEIA MAIS