Bem-vindo, CITRUS 7
TOTAL TRANSFERIDO BRL 1500,00 ECONOMIZADO BRL 44,00

Guia: aprenda a solicitar o seu passaporte passo a passo

26 de julho , 2018 | em Dicas de viagem |

Viajar é um dos melhores prazeres da vida, mas o planejamento requer atenção e alguns cuidados especiais como providenciar a documentação necessária, o câmbio de moeda estrangeira [link: https://www.meucambio.com.br/], o agendamento de hotéis e traslados, entre outros. Abaixo listamos, passo a passo, os procedimentos para solicitar o passaporte brasileiro.

Passo 1 – Documentos

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU (é gerado no passo 2)
  • Passaporte antigo (quando houver)

Os documentos devem ser originais. A identidade pode ser substituída pela CNH acompanhada de certidão de nascimento ou carteira de trabalho.

Passo 2 – Preenchimento do Formulário

Para tirar ou renovar o passaporte, você deve preencher o formulário eletrônico de solicitação.

No formulário, você precisa colocar seus dados pessoais: nome, RG, CPF, data e local de nascimento, estado civil, nome anterior (se já trocou de nome alguma vez, por exemplo, ao se casar).

Na próxima tela, insira os dados dos documentos de identidade, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, situação militar (obrigatório para homens) e passaporte anterior.

Na área “Dados complementares”, digite sua profissão, endereço e e-mail. Se o pedido for para um menor de idade, aparecerá o campo “Autorização de viagem para menor”, no qual será solicitado que se escolha uma das opções referentes à autorização expressa no passaporte ou não para viagem ao exterior acompanhado ou não dos pais.

Depois de preencher o formulário, assinale a cidade em que deseja ser atendido. Selecione o Departamento de Polícia Federal mais próximo para, nele, realizar a entrega dos documentos e receber o passaporte. Em alguns DPF, é preciso agendar o atendimento antecipadamente.

Após todas estas etapas, o sistema irá gerar o boleto da GRU. Pague a taxa de R$ 257,25 na data correta e anexe o comprovante aos documentos que deverão ser apresentados no DPF.

Passo 3 – Atendimento

Compareça ao DPF na data e no horário marcados com todos os documentos em mãos. Não é necessário levar foto 3×4, pois ela é tirada no momento do atendimento. Se você for renovar o passaporte, não se esqueça de levar o anterior para ser cancelado.

O atendimento costuma ser bastante rápido. Depois, basta aguardar a data de retirada do passaporte.

Você pode acompanhar a sua solicitação clicando aqui [link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/consultarSituacaoSolicitacao.do?dispatcher=exibirConsultaSituacaoSolicitacao], assim evita a ansiedade e se diverte planejando a viagem.

Quer conferir outras dicas de como planejar a sua viagem com segurança e tranquilidade? Leia nossos posts!

A Meu Câmbio é a melhor plataforma para comprar moedas estrangeiras com o melhor preço do mercado. Conheça nossos serviços!


RELACIONADOS


Conheça 6 aplicativos de viagens gratuitos

Planejar uma viagem pode não ser uma tarefa fácil, ainda mais se for preciso contratar o serviço de um guia turístico ou de um agente de viagens. Além de ser um gasto extra, se não tiver sorte, […] LEIA MAIS


Tudo o que você precisa saber sobre a Tailândia

A Tailândia está entrando no ranking dos destinos mais procurados quando o assunto é viagem e não é para menos: praias paradisíacas, festas alucinantes, ótima gastronomia, preços bons. Na Tail […] LEIA MAIS

Recentes


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação […] LEIA MAIS


Dicas para quem vai viajar sozinho pela primeira vez

Para quem nunca viajou sozinho, é normal que surjam dúvidas na hora de planejar uma viagem. Elaborar um roteiro, reservar hospedagem e passagens com antecedência são etapas essenciais para via […] LEIA MAIS