Bem-vindo, CITRUS 7
TOTAL TRANSFERIDO BRL 1500,00 ECONOMIZADO BRL 44,00

Guia do dólar: saiba tudo sobre comprar dólar

24 de janeiro , 2019 | em #MeuCâmbio, Câmbio Turismo, Compra da moeda, Cotação, Dicas de viagem, Dólar, Dólar Australiano, Dólar Neozelandês, Moedas |

O dólar é a moeda mais importante da economia mundial. Como a compra é constante, ela agita o mercado financeiro. Aceita em todo o mundo, ela é usada como reserva financeira em diversos países. Não tem como falar sobre dólar, e não falar da taxa de câmbio. Mas você sabe o que é essa taxa?

A taxa de câmbio é o vínculo entre duas economias, no caso do dólar, Brasil e Estados Unidos. Seu objetivo é tornar as transações comerciais mais fáceis entre os países fazendo com que a taxa de câmbio torne-se flexível, pois qualquer problema econômico interfere no valor da moeda. A taxa de câmbio fica em constante mudança e é divulgada diariamente pelo Bacen (Banco Central do Brasil).

Dólares pelo mundo

O dólar americano, por ser uma moeda universal, é aceito em diversos países como uma unidade padrão nos mercados internacionais. Dificilmente outra moeda substituirá o dólar na economia mundial, sendo que, de acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), 62% das reservas internacionais nos bancos centrais são em dólar. Mesmo com turbulências econômicas, ela é a moeda que tem o câmbio mais alto quando comparada a outras moedas.

Uma opção mais barata é o dólar canadense que, por conta da exportação principalmente do petróleo, tem um forte vínculo à commodity, resultando em um valor menor comparado ao dólar americano. Para quem busca investir com segurança, comprar dólar canadense é uma ótima opção. O motivo é a alta das taxas de juros que impulsiona ainda mais o câmbio. Só compra dólar canadense a pessoa que está indo viajar ou morar no Canadá.

Já o dólar australiano, comparado aos citados anteriormente, é o com menor valor, porque sua valorização é impulsionada pela atividade do setor de serviços da China. O dólar neozelandês é uma das moedas mais negociadas internacionalmente. Apesar da sua emissão ser de uma economia de porte médio, a moeda representa 2% de todas as negociações em nível mundial. Se você pretende ir para a Nova Zelândia, a melhor opção é comprar dólar neozelandês ainda no Brasil, que você encontra na Meu Câmbio.

Tipos de dólares pelo Brasil

Que o dólar é a moeda com maior relevância mundial, nós já sabemos. Agora vamos entender qual é a diferença dos três tipos encontrados no Brasil:

  • dólar comercial: é usado por empresas para importação e exportação e também para operações em Bolsa de Valores. Também é utilizado em movimentações financeiras do governo no exterior e como empréstimos para brasileiros que residem fora do país. Sua cotação é estabelecida pelo mercado por intermédio do governo.

Nos noticiários é comum os apresentadores falarem: “O dólar hoje chegou a tantos reais” ou “O aumento do dólar é de xis reais”. Sempre que aparecer este tipo de notícia saiba que está relacionado ao valor do dólar comercial.

  • dólar turismo: utilizado por pessoas físicas quando fazem viagens ao exterior, compras em sites internacionais e quando usam o cartão de crédito fora do país. É cotado com base no custo da moeda comercial mais o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) praticado pelo governo.
  • dólar paralelo: como o próprio nome sugere, a moeda atua no mercado de troca ilegal, portanto sua cotação não é supervisionada pelo Banco Central do Brasil.

Está na maioria das vezes relacionado a operações ilegais como lavagem de dinheiro, tráfico e sonegação de impostos. Normalmente, são os doleiros quem negociam a moeda no mercado.

As opções para a troca da moeda

Na Meu Câmbio, você encontra os melhores preços com as menores cotações de IOF para o papel-moeda opção do Cartão Pré-Pago nas bandeiras Visa e Mastercard. Tudo isso é online. Você não precisa se preocupar com o medo de andar com os dólares na rua. E só comprar e depois a Meu Câmbio entrega para você aonde você estiver. É rápido, prático e seguro.

Os tipos de moedas que você encontra na Meu Câmbio:

  • papel-moeda é a principal forma de câmbio quando se faz uma troca ou compra de dólar. A vantagem é já estar com a moeda local quando você chegar ao seu destino.
  • cartão pré-pago: para quem não gosta de viajar com dinheiro em espécie, essa é uma opção. Também pode ser identificado como: cash cartão, cartão pago ou travel-money. Essa opção acaba sendo mais cara que o papel-moeda, porém, com o cartão pre-pago você pode fazer o cancelamento direto com a operadora e solicitar uma cópia com o dinheiro sendo mantido. Já o papel-moeda, em caso de perda ou roubo, não tem como ser recuperado.

Agora que você já sabe tudo sobre o dólar e como comprá-lo, já marcou a data para a próxima viagem?


RELACIONADOS


Milhas: o que é isso?

Já pensou em viajar sozinho, pela primeira vez, comprando passagens aéreas com milhas? Sozinho o […] LEIA MAIS


Panorama de Mercado

Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação que precisa para escol […] LEIA MAIS

Recentes


Milhas: o que é isso?

Já pensou em viajar sozinho, pela primeira vez, comprando passagens aéreas com milhas? Sozinho o […] LEIA MAIS


Panorama de Mercado

Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação que precisa para escol […] LEIA MAIS