Bem-vindo, CITRUS 7
TOTAL TRANSFERIDO BRL 1500,00 ECONOMIZADO BRL 44,00

Intercâmbio: tudo o que você precisa saber

08 de agosto , 2019 | em #MeuCâmbio |

Muitas pessoas sonham em fazer um intercâmbio. Seja para aprender um novo idioma, turbinar o currículo ou conhecer uma nova cultura. Jovens, adultos e até idosos estão embarcando nessa experiência que é transformadora.

Como ao longo desse processo muitas dúvidas podem surgir, nós, da Meu Câmbio, preparamos um guia básico com tudo o que você precisa saber sobre estudar no exterior.

Quais são os principais tipos de intercâmbio?

Existem inúmeras opções para quem deseja fazer intercâmbio. Jovens de 14 a 18 anos, por exemplo, podem fazer um intercâmbio de férias ou um programa de High School. Já para as pessoas entre 18 a 24 anos, a ideia é escolher um curso de idioma, procurar por uma universidade ou até mesmo fazer trabalho voluntário.

Quem tem entre 25 a 35 anos pode escolher uma extensão universitária ou estudar para ser aprovado em um exame de proficiência. E para os mais vividos, com mais de 36 anos, há, entre outras opções, a possibilidade de optar por um intercâmbio familiar.

Programas de Férias

Intercâmbios de férias são voltados para estudantes de 14 a 18 anos e têm, normalmente, duração de uma a oito semanas e é ideal para os jovens aprenderem um novo idioma ao mesmo tempo em que fazem o que mais amam!  

High School

Quem escolhe por fazer o High School estuda uma parte ou todo o ensino médio no exterior. Por ser um período mais longo, nesse estilo de intercâmbio é possível aprender mais sobre a cultura do país que você escolheu, tanto por meio do convívio na escola ou na residência estudantil e/ou familiar. Outro ponto positivo dessa escolha é que os alunos têm contato com uma grade curricular totalmente diferente das disponíveis no Brasil.

Curso de idioma com foco em profissão  

Para os maiores de 18 anos essa é uma ótima opção. Agora, você pode explorar outras culturas de uma forma mais intensa por meio de cursos de idioma no exterior e intercâmbio focado em profissões.

Os cursos de idioma são perfeitos para quem deseja aprender ou aprimorar a fluência em um idioma. Eles podem ser montados de maneira personalizada, adequando-se ao seu objetivo, como ocorre, por exemplo, com os cursos de idioma+hobby, preparatórios para exames de proficiência e idioma com foco em profissões.

Estudar e trabalhar durante o intercâmbio

Se você pretender fazer um intercâmbio para trabalhar e estudar no exterior, pode optar, entre outras opções, por realizar trabalho voluntário, conciliar o curso com uma viagem familiar ou conferir os pacotes de aupair.

Como escolher o intercâmbio?

Nós te falamos algumas das muitas opções disponíveis e agora é com você! O ponto principal na escolha de um intercâmbio é buscar ideias que tenham a ver com seus objetivos e estilo de vida. Para isso, é preciso responder algumas perguntas essenciais: o seu inglês é afiado ou precisa começar do zero? Você já é formado na faculdade? Está feliz na vida profissional ou pretende mudar de profissão? Quais cidades você quer conhecer? Reservar um tempo para avaliar o que é realmente importante, refletir sobre suas motivações e expectativas é fundamental e essencial para esse processo de decisão.

Onde ficar durante o intercâmbio?

Depois de escolher para qual cidade ir e qual melhor tipo de intercâmbio para você, está na hora de pensar na estadia onde você quer viver durante seu período de estudos. As opções de moradia variam de acordo com o curso que você escolhe, a idade e com seu perfil de viajante. Mas, geralmente, a grande maioria escolhe a opção homestay, onde o estudante mora na casa de uma família local.

HomeStay (casa de família)

Esse tipo de acomodação é ótimo para os estudantes, pois com essa opção é possível experimentar um convívio ainda mais intenso com os costumes e tradições locais, além de praticar o idioma de maneira cotidiana fora do ambiente escolar.

Residências estudantis

Nesse estilo de residência você acaba tendo mais privacidade e vive em um ambiente mais informal, podendo ficar em acomodações estudantis da própria escola, residências ou alojamentos.

Hotéis e hostels

Essa é uma escolha para pessoas que fazem cursos de curta duração e querem ter algumas comodidades de serviços.

Fechei meu intercâmbio. Quais documentos preciso ter?

A primeira coisa a se fazer é solicitar o passaporte. Caso você já o tenha, verifique a validade do documento e quanto tempo falta para ele vencer. O passaporte deve estar válido por seis meses após a sua volta ao Brasil. Portanto, se o documento expirar até essa data, solicite a renovação antes de embarcar para o intercâmbio.

O seguro de viagem internacional é outro documento imprescindível a ser providenciado, independente do programa de intercâmbio escolhido.

Carta de convite e de aceitação da escola também são documentos essenciais. São elas que comprovam na imigração que você tem lugar para ficar durante a sua estadia no país e que você está realmente matriculado no curso que afirma estar.

Outros documentos como visto de entrada e de estadia no país, carteira de identidade, carteira de motorista e comprovante de residência no Brasil, dependendo do destino e do tipo de programa escolhido, podem ser solicitados.

Agora que você já sabe tudo sobre intercâmbio, já escolheu seu destino e está com as malas prontas, é hora de planejar a compra da moeda estrangeira. Aqui na Meu Câmbio, você encontra as melhores taxas. Cote com a gente!


RELACIONADOS


7 museus diferentes para você conhecer pelo mundo

Sempre que falamos em museu, lembramos imediatamente de pinturas clássicas, obras mundialmente reconhecidas ou qualquer outro tipo de clichê das artes, mas pode esquecer isso! Tudo à nossa volta e […] LEIA MAIS


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação qu […] LEIA MAIS

Recentes


7 museus diferentes para você conhecer pelo mundo

Sempre que falamos em museu, lembramos imediatamente de pinturas clássicas, obras mundialmente reconhecidas ou qualquer outro tipo de clichê das artes, mas pode esquecer isso! Tudo à nossa volta e […] LEIA MAIS


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação qu […] LEIA MAIS