Bem-vindo, CITRUS 7
TOTAL TRANSFERIDO BRL 1500,00 ECONOMIZADO BRL 44,00

Mala extraviada? Saiba como evitar e o que fazer!

11 de julho , 2019 | em #MeuCâmbio |

Se tem uma coisa que assusta todos os viajantes é o extravio de bagagem! Não há nada pior do que chegar ao seu destino e não encontrar sua mala. Nós sabemos que esse é um dos piores pesadelos e que pode acabar com qualquer viagem. Por isso, nós, da Meu Câmbio, temos algumas dicas para te ajudar a evitar essa situação e o que fazer caso isso aconteça com você.

Saiba quais são as causas mais frequentes do extravio de bagagem

– Conexão: esse é um dos fatores que mais causa o extravio de bagagem. A chance aumenta ainda mais se for uma conexão de pouco tempo e entre companhias diferentes;

– Falha: seja ela da companhia aérea ou da terceirizada responsável, pode ocorrer em alguma fase entre o check-in e a colocação da bagagem na esteira;

– Perda: às vezes a etiqueta de identificação se desprende e sua mala fica perdida;

– Furto: infelizmente pode acontecer, seja na aérea interna, externa ou até na esteira do aeroporto;

– Engano: muitas malas são “comuns” e outros passageiros podem se confundir na esteira e pegar outras bagagens por engano.

Como evitar que sua mala seja extraviada

Infelizmente há situações a serem evitadas que não dependem só de nós, como o extravio de malas. No entanto, tomar algumas precauções reduzem o risco de ter esse tipo de problema. Confira!

  • Planeje seu voo o máximo possível: não faça o check-in próximo à hora do embarque e evite conexões de 1 ou 2 horas. Caso opte por comprar as passagens de voos com conexões, compre pela mesma companhia aérea. Essa é uma das regras importantes de bagagem para evitar dor de cabeça.
  • Identifique sua mala: parece bobagem, mas não é. Com a grande quantidade de malas iguais, uma pessoa pode levar a sua por engano. Por isso, identifique sua mala com chaveiros, adesivos, lenços ou o que tiver disponível. Coloque etiquetas com seu nome, endereço, e-mail e telefone. Isso ajudará a reconhecer a bagagem e caso ela seja perdida e encontrada, a companhia aérea entrará em contato.
  • Seguro de extravio de mala: comprou a passagem no cartão de crédito? Saiba que cartões das bandeiras Visa, Mastercard, Diners e American Express, oferecem gratuitamente o seguro para extravio e atraso na entrega das bagagens. Para ativar o serviço é preciso ligar para administradora do cartão antes da viagem.

Esteja preparado para imprevistos. Leve com você sempre uma muda de roupa e objetos que sejam de maior necessidade em sua bagagem de mão. Uma dica importante: tire foto de sua mala aberta antes de ir para o aeroporto e guarde todas as notas fiscais dos itens que você comprar durante a viagem. Essas serão provas para usar ao negociar a indenização com a companhia aérea.

Minha mala foi extraviada: o que fazer?

Primeiramente, mantenha a calma! Em seguida, vá ao balcão da companhia aérea na sala de desembarque e comunique que sua mala foi extraviada. Você irá preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB), no qual ficará registrado o extravio.

Logo depois, é preciso registrar a ocorrência na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ainda dentro do aeroporto, ou em até 15 dias após a data de desembarque. O comprovante de despacho da bagagem é necessário em ambos os casos. Caso tenha dificuldade em fazer o RIB, registre um Boletim de Ocorrência Policial.

Saiba quais são seus direitos em caso de extravio

Caso a companhia aérea não encontre e entregue sua mala imediatamente, você pode exigir uma compensação financeira para compra de itens que sejam de primeira necessidade. Esse valor irá variar de acordo com a empresa e a rota de viagem.

De acordo com a Anac, você tem o direito de receber da companhia aérea o valor correspondente ao da sua mala extraviada, caso ela não seja devolvida em até 7 dias para voos domésticos e 21 dias para voos internacionais. Além disso, o passageiro tem direito a receber uma indenização em até 7 dias e todas as providências que estão sendo tomadas devem que ser informadas.

Todas as despesas ocorridas no período em que você estiver sem sua bagagem também devem ser custeadas, por isso é importante guardar todos os comprovantes de gastos nesse período.

Qual é prazo para eu reclamar do extravio?

Caso sua mala seja entregue com um atraso superior a 72 horas do seu desembarque, seu direito à indenização é maior e se a companhia não prestar a assistência devida, peça ajuda de advogados especializados em direito do consumidor – esse profissional saberá lidar com as especificidades de cada situação.

Não esqueça que o prazo para notificar o extravio de mala é de até 15 dias após o desembarque.

Agora que você já sabe como agir em casos de extravio de suas malas, que tal começar a planejar a compra da moeda? Aqui, na Meu Câmbio, temos as melhores taxas. Cote com a gente!!

 


RELACIONADOS


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação […] LEIA MAIS


Dicas para quem vai viajar sozinho pela primeira vez

Para quem nunca viajou sozinho, é normal que surjam dúvidas na hora de planejar uma viagem. Elaborar um roteiro, reservar hospedagem e passagens com antecedência são etapas essenciais para via […] LEIA MAIS

Recentes


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação […] LEIA MAIS


Dicas para quem vai viajar sozinho pela primeira vez

Para quem nunca viajou sozinho, é normal que surjam dúvidas na hora de planejar uma viagem. Elaborar um roteiro, reservar hospedagem e passagens com antecedência são etapas essenciais para via […] LEIA MAIS