Bem-vindo, CITRUS 7
TOTAL TRANSFERIDO BRL 1500,00 ECONOMIZADO BRL 44,00

Mestrado e doutorado: dicas para você turbinar a carreira com cursos no exterior

14 de novembro , 2017 | em Destinos, Dicas de viagem, Turismo |

Não é de hoje que o mercado de trabalho está extremamente competitivo e globalizado. Se antes o fato de possuir diploma superior era garantia de boa colocação, atualmente é preciso ir além. Investir em cursos no exterior representa um grande diferencial. Principalmente quando falamos de um mestrado ou doutorado.

Procura por cursos no exterior só aumenta

Dados da Brazilian Educational & Travel Association (Belta) mostram que, dos 264 mil estudantes que se matricularam em cursos no exterior em 2016, 25,5% foram em graduação superior, a nossa “Faculdade”. O número representa uma alta de 50% no comparativo com o ano anterior.

A crise econômica não afastou o interesse por estudar fora do país. A expectativa de aumento é da ordem de 500% na década compreendida entre os anos de 2014 e 2024.

Pesquise instituições e opções de bolsas

Como nem todos têm condições de se manter sem trabalhar, é preciso pesquisar, além dos cursos oferecidos, se o país permite que os estudantes estrangeiros trabalhem durante o período do curso, como por exemplo a Canadá, Irlanda e Estados Unidos. O braço Estudar Fora, da Fundação Estudar, fez uma matéria super interessante sobre este tema. Veja o link no final do post.

Outra alternativa são as bolsas de estudo. Há tanto custeio de instituições nacionais (Capes, Ciência Sem Fronteiras, Fapesp e Instituto Lehmann) como por outros países. Entre eles estão Alemanha, Canadá, China, Dinamarca e Espanha.

Avalie também os pontos positivos e negativos de cada entidade para escolher a que melhor se encaixe em seu perfil. Não se esqueça de trocar informações com alunos que já realizaram cursos no exterior, diversas faculdades tem os grupos de “Alumni” aqui no Brasil e incentivam fortemente esta troca.

Planejamento é essencial

É fundamental elaborar um plano para viabilizar o curso. Isso demanda tempo. Verifique quais as exigências da instituição e prepare-se para atender os requisitos. Muitas das faculdades exigem uma carta de apresentação. Esta carta tem o objetivo de convencê-los de que você tem o perfil correto para integrar o curso. Eles têm o objetivo de ter turmas diversas, para que os alunos possam trocar o máximo de experiência possível.

Por isso, muitas vezes, ter trabalhado no terceiro setor, já ter empreendido ou realizar trabalho voluntário podem ser grandes diferenciais.

Talvez seja necessário uma poupança para arcar com os custos iniciais de estadia e alimentação. Nem sempre as bolsas são suficientes para todos os custos.

Invista no estudo de língua estrangeira

Fazer curso no exterior, como mestrado e doutorado, requer bom conhecimento de língua estrangeira. Muitas vezes há uma nota mínima em exames globais como o TOEFL. Lembre-se: eles não são para desenvolver outro idioma.

E o conhecimento da língua implica melhor aproveitamento do curso. Além disso, a maior parte das universidades exige certificado de proficiência ou fluência na língua.

E não se esqueça de fazer o melhor negócio com câmbio, quando for estudar fora do país.

Garanta o melhor negócio seja com dólar, euro, libra e outras 15 moedas. Visite nosso site e faça a melhor transação cambial, com segurança e entrega em casa!

Link de apoio: https://goo.gl/PHgDsg.

Gostou das informações sobre cursos no exterior? Há outros assuntos que gostaria que fossem abordados aqui no blog? Escreva para nós nos comentários.


RELACIONADOS


Carretera Austral: o lugar mais cênico da América do Sul

Cercada por parques, fiordes, rios, lagos, montanhas e outras maravilhas naturais que formam um cenário mágico, a Carretera Austral é o lugar mais cênico e com a maior beleza natural da América L […] LEIA MAIS


O que fazer em Israel?

Alguns vão para Israel pela profunda história que o lugar carrega, outros vão em busca de uma ligação maior com a fé. Escolha seletiva de muitos viajantes, Israel também é o destino certeiro p […] LEIA MAIS

Recentes


O que fazer durante uma longa conexão

Muitas vezes optamos por voos com conexão por conta do preço ou porque, dependendo do destino, é nossa única opção. Mas, logo após a compra da passagem, sempre bate aquela dúvida: o que fazer […] LEIA MAIS


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação que p […] LEIA MAIS