Bem-vindo, CITRUS 7
TOTAL TRANSFERIDO BRL 1500,00 ECONOMIZADO BRL 44,00

Metrô pelo mundo: saiba como funciona e como usar

21 de março , 2019 | em #MeuCâmbio |

É comum o brasileiro que viaja para outros países utilizar o transporte público, em especial o metrô, para conhecer os pontos turísticos e as peculiaridades dos locais visitados. Com malhas extensas e diversas estações espalhadas em cada canto da cidade, o metrô é, de longe, o coletivo preferido dos turistas nessa andança. Fizemos uma lista com informações básicas – como horário de funcionamento, quantidade de estações e custo da passagem – de cinco metrôs que estão classificados como os melhores do mundo. Confira!

Londres, Inglaterra

Também conhecido como The Tube ou Underground, o metrô de Londres foi inaugurado em janeiro de 1863. Ele é o mais antigo e eficiente do mundo, além de ser o maior (400 km de extensão e mais de 250 estações), segundo especialistas. Essa é a maneira mais rápida e prática de conhecer a capital do Reino Unido.

Diferente do que ocorre no Brasil, não há um horário de funcionamento fixo para todo o sistema. As linhas têm horários iniciais e finais, na maioria das vezes, entre 5h e meia noite. Às sextas-feiras e sábados, existe uma operação conhecida como Night Tube, que mantém o metrô funcionando por 24 horas nas principais linhas. Aos domingos, todas as linhas param por volta das 23h.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual é a melhor forma de pagamento do transporte público. Confira as opções:

  • passagem avulsa ou “single fare”: vale somente para um trajeto e pode ser comprada em máquinas nas estações. Se for utilizar o transporte público mais de uma vez, não vale a pena por ser a mais cara.
  • cartão oyester: é a forma mais prática para pagar o transporte. É um cartão eletrônico que custa cinco libras (reembolsáveis na devolução) e pode ser comprado em qualquer estação de metrô. Ele pode ser usado de duas formas: a “pay as you go”, que você coloca um valor de cinco a 90 euros, ou a “oyster com passes”, que é creditado semanalmente (ou até mensalmente), proporcionando descontos ainda maiores. É possível pagar com cartão de crédito, débito ou dinheiro.

 

Nova York, Estados Unidos

O Nova York Subway, como é chamado, foi inaugurado em 1904 e é indispensável tanto para nova-iorquinos quanto para turista. Ele funciona 24 horas, todos os dias. Porém, nem todas as linhas atendem as estações em determinados horários, principalmente após as 22 horas, quando começa a manutenção do metrô. O coletivo tem 36 linhas e 472 estações distribuídas por toda a cidade. A maioria tem apresentações artísticas.

Quem deseja usar o metrô pode comprar passagens diretamente na estação ou adquirir o MetroCard, uma espécie de bilhete único de lá, que funciona em todas as linhas de metrô e ônibus. Essa é a forma mais econômica e prática de acesso ao transporte na cidade.

Você encontra o cartão à venda em máquinas automáticas nas próprias estações ou avulso por um dólar. Nesse caso ele é vendido em duas opções: a “pay-per-ride” ou a “unlimited ride” (forma mais utilizada pelos turistas).

Paris, França

O metrô de Paris foi inaugurado em 1900, durante a Feira Mundial de Paris. Em 1998, passou por um processo de modernização e tornou-se um dos melhores do mundo. O coletivo tem 298 paradas, distribuídas em 16 linhas que chegam a 214 km de extensão. É um dos metrôs mais lotados da Europa, transportando quase 1,5 bilhão de passageiros por ano.

Você pode comprar o ticket na própria estação, nos guichês ou em máquinas automáticas. Nesse último, você pode pagar com cartão de crédito e moedas. Alguns equipamentos aceitam notas e oferecem cinco opções de bilhetes: “ticket t+”, “carte navigo”, “ticket Paris visite”, “ticket mobilis” e “ticket accès aéroport”.

O horário de funcionamento é das 5h30 à 1h. Às sextas-feiras, sábados e véspera de feriado, o metrô encerra suas atividades às 2h15.

Tóquio, Japão

Conhecido por sua velocidade e eficiência, o metrô é a melhor maneira de se deslocar pelos bairros de Tóquio. Com 330 quilômetros de extensão, 282 estações e 13 linhas, o metrô está em primeiro lugar no ranking dos melhores transportes públicos do mundo. Por ano estima-se que 3,2 bilhões de pessoas utilizem este meio de transporte no país.

O serviço funciona das 5h até 0h30 e é administrado por duas grandes empresas: Toei Line e Tokyo Metro Line. O preço da passagem varia conforme a distância percorrida, de 170 ienes a 310 ienes. O bilhete diário da Tokyo Metro custa 600 ienes, e da Toei, 700 ienes. Se você quiser comprar passagem diária para as duas empresas, o bilhete sai por 800 ienes.

Apesar de as linhas das empresas Tokyo Metro e Toei se encontrarem em várias estações, elas trabalham de forma independente e o bilhete de uma não serve para outra.

A Toei Line tem quatro linhas: asakusa, mita, shinjuku e oedo, e a Tokyo Metro Line, 9: ginza, marunouchi, hibiya, tozai, chiyoda, yurakucho, hanzomon, namboku e fukutoshin. As mais utilizadas por turistas são: oedo, ginza e marunouchi.

Santiago, Chile

O metrô de Santiago é um dos mais modernos da América Latina, perdendo apenas para o da Cidade do México. O coletivo tem 118 estações, seis linhas e cerca de 120 quilômetros de extensão.

Os trens circulam das 5h35 às 23h40, de segunda à sexta-feira. Aos sábados, o horário de funcionamento é das 6h30 às 23h35, e aos domingos e feriados, das 8h às 23h20.

O preço das passagens varia de acordo com a hora do dia:

Segunda a sexta:
– Das 6h às 6h29 e das 20h45 às 23h = $670

– Das 6h30 às 6h59, das 9h às 17h59 e das 20h às 20h44 = $720

– Das 7h às 8h59 e das 18h às 19h59 = $800

Sábado, domingos e feriados:

– Todos os horários = $720

Importante lembrar que só é possível usar o metrô com a “tarjeta BIP”, que custa $1.500 (R$ 6) e pode ser compartilhado. O cartão é vendido nas estações.


RELACIONADOS


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação […] LEIA MAIS


Dicas para quem vai viajar sozinho pela primeira vez

Para quem nunca viajou sozinho, é normal que surjam dúvidas na hora de planejar uma viagem. Elaborar um roteiro, reservar hospedagem e passagens com antecedência são etapas essenciais para via […] LEIA MAIS

Recentes


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação […] LEIA MAIS


Dicas para quem vai viajar sozinho pela primeira vez

Para quem nunca viajou sozinho, é normal que surjam dúvidas na hora de planejar uma viagem. Elaborar um roteiro, reservar hospedagem e passagens com antecedência são etapas essenciais para via […] LEIA MAIS