
30 de agosto , 2018 | em #MeuCâmbio |
Ao planejar uma viagem, é comum ficar em dúvida de qual a melhor maneira de você levar dinheiro para não se preocupar e sempre economizar onde for possível.
Não existe uma receita única que sirva para todos os viajantes, antes de escolher é preciso definir suas prioridades de economia e comodidade. Atente-se para os seguintes fatores:
Geralmente as pessoas pensam inicialmente em dinheiro em espécie e cartão de crédito e se esquecem da opção do cartão pré-pago. Neste post vamos mostrar os prós e contras de cada meio de pagamento.
Dinheiro em espécie
É o meio de pagamento mais barato, porque o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para a compra de moeda estrangeira é de apenas 1,10%. O dinheiro vivo também é facilmente aceito em qualquer lugar e é o melhor meio de pagamento para quem tem dificuldade de controlar os gastos sem ver as notas saindo da carteira.
A desvantagem é a insegurança, pois se o dinheiro for perdido ou roubado não tem como recuperá-lo. A dica é carregar apenas a quantia que será gasta no dia com você e deixar o restante no cofre do hotel, guardado em mala com cadeado ou dividido em vários lugares seguros, como compartimentos secretos.
Cartão de crédito
Com certeza é uma opção muito prática, porém é muito mais caro. O IOF para a compra de moeda estrangeira no plástico é de 6,38%. Outra desvantagem é que a cotação da moeda é a do dia do vencimento da fatura e não a do dia da compra, então é impossível saber o custo final da fatura. Alguns cartões permitem travar a cotação da moeda com o valor do dia da compra e não com a data do fechamento da fatura, confira se o seu cartão oferece esta possibilidade.
A vantagem do cartão de crédito é a segurança, pois pode ser cancelado em caso de perda, furto ou roubo.
Cartão pré-pago
É tão caro quanto o cartão de crédito, o IOF também é de 6,38%. A diferença é que você paga o valor da cotação do dia em que recarrega o cartão. Por estar vinculado a uma espécie de conta, ele se torna muito mais seguro, permitindo o bloqueio do saldo em caso de perda ou roubo. Você também pode fazer a recarga online da moeda, facilitando a compra e fugindo de casas de câmbio no exterior, que costumam praticar preços maiores. É uma opção ideal para quem preza por segurança e praticidade ou para viagens mais longas e para quem vai comprar uma grande quantidade de uma vez só, acaba valendo a pena.
O cartão pré-pago também possibilita o saque em dinheiro, com uma taxa de aproximadamente 2,50 do valor da moeda estrangeira.
Já sabe quais das opções é melhor para você? Para comprar moedas internacionais, seja em dinheiro ou cartão pré-pago, a Meu Câmbio traz as melhores cotações em mais de 20 cidades, entregando onde você precisar! Conheça nossaplataforma e faça uma viagem ainda melhor.
As principais notícias que afetam o dólar comercia […] LEIA MAIS
As principais notícias que afetam o dólar comercia […] LEIA MAIS