Bem-vindo, CITRUS 7
TOTAL TRANSFERIDO BRL 1500,00 ECONOMIZADO BRL 44,00

O Real está vivo! Mas seu estado ainda é instável e respira com ajuda de aparelhos.

13 de outubro , 2015 | em Mercado | , , , , , ,

abacaxi-real-está-vivo
Nos últimos anos o Brasil se beneficiou do crescimento global acelerado principalmente pela China e o seu consumo de commodities. Ganhou produtividade, cresceu e houve distribuição de renda. O real está vivo! Mas… A bonança acabou! Foi-se a plantação e restou somente um abacaxi.

Os países emergentes em geral passaram a apresentar fraco crescimento ou encolhimento da economia. No Brasil todos os indicadores pioraram de forma rápida. Desemprego, inflação, confiança do consumidor, produção…

No Brasil, além do conturbado cenário econômico, estamos enfrentando mais uma crise política. Desavenças entre Governo e Congresso! Quem perde? O povo brasileiro que continua sem um líder para enfrentar a crise.

Mas de onde veio a calmaria da semana passada? O principal fator foi a maior atuação do Banco Central e do Tesouro Nacional somada a melhora na expectativa de que o ajuste fiscal seria implementado de forma satisfatória. Adicionalmente os mercados externos também contribuíram, o banco central americano transpareceu para o mercado que uma alta na taxa de juros só deverá acontecer no começo de 2016.

Então podemos assumir que a crise acabou?

Infelizmente não. Em função das ações políticas necessárias, trabalhamos hoje com 3 cenários:

Governo Dilma com Governabilidade

Esse cenário é o mais provável, mas depende de diversos fatores, como por exemplo a maleabilidade e capacidade de negociação do PT com o congresso para a formação de uma “nova” base aliada.

Governo Dilma sem Governabilidade

Sem dúvida o pior cenário para o país. A briga entre o congresso e o governo segue, não acontecem os ajustes necessários ou na medida necessária e assim o retrocesso e as perdas sociais têm sua probabilidade amplificada.

Impeachment de Dilma

Esse cenário ainda não está precificado pelo mercado e com certeza dará muita turbulência no meio do caminho. Para que haja Impeachment é necessária prova cabal, o que não é algo simples. Este cenário também traz consigo a incerteza da transição. Estaria o sucessor pronto? Teria força para implementar as medidas necessárias?

Em qual cenário você acredita?

Independente do cenário, sabemos que os mercados buscam o equilíbrio e neste caminho tendem a exagerar em alguns momentos e como consequência correções são necessárias. Quanto menores as dúvidas, menores tendem a ser os exageros e as correções. O ponto de partida para o novo equilíbrio do Real perante as outras moedas é a estabilidade do ambiente político e regulatório. Só neste momento fará mais sentido pensarmos em novas projeções econômicas para o futuro do Brasil.


RELACIONADOS


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda informação que pre […] LEIA MAIS


Qual tipo de dinheiro devo levar em uma viagem?

Ao viajar bate aquela dúvida sobre a melhor opção de moeda para levar na viagem: dinheiro em papel, cartão pré-pago ou cartão de crédito. A questão é que nenhuma opção é perfeita, todas t […] LEIA MAIS

Recentes


As melhores comidas do mundo e suas histórias

Uma das principais coisas para se fazer em uma viagem é conhecer a gastronomia local. Degustar dos mais diversos pratos e experimentar algo que o seu paladar não está acostumado, é uma das ativida […] LEIA MAIS


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda informação que pre […] LEIA MAIS