Bem-vindo, CITRUS 7
TOTAL TRANSFERIDO BRL 1500,00 ECONOMIZADO BRL 44,00

Panorama de mercado semanal para o Real, Dólar Americano e Euro

24 de abril , 2018 | em Mercado |

Pelo quarto dia seguido o Real perde valor diante do Dólar Americano. Perante o Euro, foi o segundo dia seguido de alta.

Tanto a moeda norte americana quanto a moeda europeia vêm consistentemente se fortalecendo perante o Real e os principais motivos apontados pelos economistas são:

1- Expectativa de inflação crescente nos EUA
2- Elevação de juros nos EUA
3- Expectativa de crescimento do fluxo de recursos para os EUA
4- Incerteza em relação ao cenário político nacional
5- Queda nas taxas de juros do Brasil

Mas por quê?

1. Inflação americana: a velocidade com que os preços médios da economia americana vêm crescendo fazem com que o FED (Banco Central Americano) fique em alerta para tentar reduzir o estímulo ao consumo.

Fazendo uma analogia, quando vamos à feira e muitas pessoas desejam comprar um mesmo produto ao longo de todo o dia, a tendência é que o feirante aumente o preço deste produto, com o objetivo de lucrar mais. Por outro lado, se ninguém deseja comprar o produto que ele vende, a tendência é que ele reduza os preços para que as pessoas sintam vontade de adquiri-lo.

2. Elevação de Juros nos EUA: Ai nós nos perguntamos e o que isso tem a ver com o Brasil? A resposta não é direta, mas realmente faz sentido!

Quando a inflação está alta, os bancos centrais aumentam os juros. Com isso eles esperam reduzir o estímulo ao consumo e aumentar o estímulo à poupança. Com juros mais altos, as pessoas tendem a consumir menos hoje para consumir mais no futuro.
Aí continuamos nos perguntando, e o Brasil?!

Pois bem, uma das teorias de investimento fala da relação de risco-retorno. Quanto maior o risco, maior o retorno exigido. Quanto menor o risco, menor o retorno exigido.

Quando um país, tido como seguro, como é o caso dos EUA, aumenta a taxa de juros, os investidores entendem que o retorno para um mesmo nível de risco aumentou.

3. Fluxo de recursos para os EUA: Com o entendimento dos investidores de que o retorno dos EUA aumentou sem ter associado um aumento de risco, eles deixam de investir em países que oferecem o mesmo risco com um retorno menor para investir onde vão ganhar mais. Com isso o fluxo de recursos para os Estados Unidos aumenta e como consequência temos o aumento na demanda por Dólares.

Chegamos ao Brasil!

4. Cenário político nacional: Além das incertezas que já tínhamos nas últimas semanas, a primeira pesquisa eleitoral sem definição de qual candidato de centro teria maior capacidade de “herdar” os votos de Lula após a sua prisão. Tivemos o julgamento que transformou Aécio Neves em réu. A grande dúvida que se estabeleceu foi a forma com que esta notícia irá impactar o seu partido e o candidato Geraldo Alkmin.

5. Taxa de juros brasileira: Atualmente a taxa de juros brasileira se encontra no menor patamar de toda a história. Taxa Selic está em 6,50% ao ano.
Com os baixos níveis de inflação (ao contrário do que acontece nos EUA) nosso Banco Central deve tomar medidas opostas às medidas tomadas pelo FED, ou seja, reduzir taxa de juros. Isto foi sinalizado na ata da última reunião do Copom (Comite de Política Monetária) e não agradou a todos os agentes do mercado financeiro.

Pelos motivos acima expostos, os mercados financeiros continuam operando com muita cautela:

Dólar Americano hoje:
Hoje às 14h40 o Dólar Americano negociado no mercado comercial estava em alta de 0,80% com relação à ontem, cotado a 3,476 (+0,80%). Renovando a sua máxima dos últimos 17 meses.

Euro hoje:
Hoje às 14h40 o Euro comercial operava também em alta, cotado a 4,255 (+1,20%). Este é o maior valor desde 1 de março de 2016, quando o Euro encerrou o dia cotado a 4,267.


RELACIONADOS


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o valor das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação que pr […] LEIA MAIS


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda informação que pre […] LEIA MAIS

Recentes


Passaporte e visto: tudo o que você precisa saber

Quando planejamos uma viagem, a primeira coisa que pensamos é “para onde vamos”. Dependendo do destino, também precisamos pensar em quais são os documentos necessários para essa viagem. Mas, u […] LEIA MAIS


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação que p […] LEIA MAIS