Bem-vindo, CITRUS 7
TOTAL TRANSFERIDO BRL 1500,00 ECONOMIZADO BRL 44,00

Dinheiro, cartão pré-pago ou de crédito: qual é a melhor opção?

11 de agosto , 2016 | em #MeuCâmbio, Compra da moeda | , , , ,

Ao planejar uma viagem, é comum ficar em dúvida de qual a melhor maneira de você levar dinheiro para não se preocupar e sempre economizar onde for possível. Qual opção você deve dar preferência: cartão pré-pago, dinheiro ou cartão de crédito?

dinheiro-cartao-credito

A escolha de como levar a moeda para sua viagem depende de diversos fatores como:

  • Qual a moeda do país de destino;
  • Se a moeda daquele país é forte;
  • Período da estadia
  • A quantia de dinheiro;
  • Local de hospedagem (albergue, hotel, casa, etc);
  • Se você deseja gastar de 5% a 10% a mais para maior segurança.

As duas alternativas mais óbvias costumam ser: dinheiro em espécie ou cartão de crédito. Mas existe uma terceira opção que alia a praticidade do cartão de crédito com o controle de gastos que o dinheiro em espécie proporciona: o cartão pré-pago. Listamos abaixo as vantagens e desvantagens de cada opção.

Dinheiro

Sua maior vantagem é o menor custo, devido ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) menor, de apenas 1.1%, cobrado na hora da compra da moeda. Se sua viagem não for de longa estadia, usar dinheiro é uma opção a ser considerada, já que você não deverá levar uma grande quantia e não precisará fazer mais câmbio no meio da viagem. Lembre-se também que é importante levar dinheiro em espécie para situações onde cartões podem não ser aceitos: táxi, um lanche rápido, metrôs e outras pequenas emergências na rua.

Outra desvantagem do dinheiro, é escolher onde comprá-lo, já que cada casa de câmbio tem um valor diferente e o excesso de alternativas dificulta a escolha do comprador. No entanto, com a Meu Câmbio, essa desvantagem desaparece: nosso sistema escolhe as melhores cotações em várias casas de câmbio e traz o melhor preço para você.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é uma alternativa que, apesar de prática, apresenta diversas desvantagens para seu bolso. A taxa de IOF sobe para 6,38% e a fatura que você vai pagar será baseada na cotação do dia da cobrança, acabando com seu planejamento financeiro, já que você não sabe o quanto vai gastar ao usar o cartão de crédito. Além disso, os limites para compras internacionais costuma ser menores, causando um eventual transtorno em sua viagem.
Dica Meu Câmbio: só a diferença do IOF entre o cartão de crédito e o dinheiro é equivalente a você deixar seu dinheiro aplicado na poupança por quase 8 meses*.

Cartão pré-pago

Evolução do Travelers Check, o cartão pré-pago apresenta algumas vantagens sobre o dinheiro e cartão de crédito. Por estar vinculado a uma espécie de conta, ele se torna muito mais seguro, permitindo o bloqueio do saldo em caso de perda ou roubo. Você também pode fazer a recarga online da moeda, facilitando a compra e fugindo de casas de câmbio no exterior, que costumam praticar preços maiores. É uma opção ideal para quem preza por segurança e praticidade ou para viagens mais longas. A única desvantagem frente ao dinheiro é que o IOF é de 6,38% para o cartão pré-pago. Mas para quem vai comprar uma grande quantidade de uma vez só, acaba valendo a pena.

O cartão pré-pago também possibilita o saque em dinheiro, com uma taxa de aproximadamente 2,50 do valor da moeda estrangeira.

Para comprar moedas internacionais, seja em dinheiro ou cartão pré-pago, a Meu Câmbio traz as melhores cotações em mais de 20 cidades, entregando onde você precisar! Conheça nossa nova plataforma e faça uma viagem ainda melhor.


*Cálculo efetuado tomando por base o rendimento da poupança calculado pelo banco central entre 01/08/2015 e 01/08/2016


RELACIONADOS


5 dicas para viajar com crianças

Quem é que não gosta de viajar com as crianças? Viajar em família é tudo de bom, afinal, conhecer novos destinos inclui construir memórias e viver momentos inesquecíveis. No entanto, muitos pai […] LEIA MAIS


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação que p […] LEIA MAIS

Recentes


5 dicas para viajar com crianças

Quem é que não gosta de viajar com as crianças? Viajar em família é tudo de bom, afinal, conhecer novos destinos inclui construir memórias e viver momentos inesquecíveis. No entanto, muitos pai […] LEIA MAIS


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação que p […] LEIA MAIS