Bem-vindo, CITRUS 7
TOTAL TRANSFERIDO BRL 1500,00 ECONOMIZADO BRL 44,00

Qual tipo de dinheiro devo levar em uma viagem?

07 de fevereiro , 2019 | em Dólar, Dólar Australiano, Dólar Neozelandês, Euro, Franco Suíço, Libra Britânica, Mercado, Moedas |

Ao viajar bate aquela dúvida sobre a melhor opção de moeda para levar na viagem: dinheiro em papel, cartão pré-pago ou cartão de crédito. A questão é que nenhuma opção é perfeita, todas têm seus prós e contras, mas fique tranquilo que vamos te explicar tudo.

O dinheiro vivo, por exemplo, evita a taxa de IOF, porém caso não leve a moeda indicada para o destino selecionado, você poderá perder dinheiro na troca. Com o cartão pré-pago acontece exatamente o contrário do papel moeda, é uma opção mais segura que o dinheiro vivo, mas paga a taxa de IOF. Já o cartão de crédito é a opção mais cômoda, fácil e ainda rende milhas. Tem o IOF e a dependência do real se desvalorizar no dia do pagamento da fatura, podendo aumentar seus gastos.

Dinheiro em papel, o queridinho

O dinheiro em papel economiza os impostos e taxas que gastaria nas outras opções, a diferença pode ser aproveitada durante a viagem. Para não ter erro, siga a seguinte regra, quando a moeda de um país for forte leve a moeda do país em papel moeda.

Por exemplo, mesmo que o dólar esteja mais baixo que o euro quando for para a Europa, leve apenas euro. Além de você de fato utilizar a moeda, quando você for trocar para a moeda certo no país de destino, acabará pagando a diferença que economizou ou uma quantia maior.

A vez do cartão pré-pago

É semelhante a um cartão de débito internacional, a diferença é que ele é recarregado antes de sair de casa, ou melhor, do seu país. Esta opção não é vinculada à sua conta corrente e nem ao cartão de crédito. Não é cobrado taxa ao realizar uma compra, mas caso precise sacar dinheiro no exterior, há uma taxa de administração. Não existe um limite para o uso nas compras, mas cada bandeira limita um valor específico para o saque.

Apesar do pagamento de taxas, o cartão pré-pago é a opção mais segura em relação às demais. Você carrega em uma determinada quantia e todo o pagamento é feito por ele, sem precisar contar dinheiro em local público. Também evita surpresas negativas, como é o caso do cartão de crédito, afinal, você carregou com o dinheiro estabelecido.

Tanto o papel moeda quanto o cartão pré-pago de viagem, você consegue solicitar aqui na Meu Câmbio. Não importa qual é o seu destino, aqui você encontra 18 tipos de moeda estrangeira. Além dos cartões pré-pago com a bandeira Visa ou Mastercard, que aceita seis diferentes tipos de moedas.

A opção é boa para destinos onde a moeda é dificilmente achada ou desvalorizada. Se você vai viajar para diferentes destinos, essa opção é a mais indicada, pois ela permite que o depósito de valores seja feito em mais de uma moeda. Além da segurança e controle nos gastos.

Use o cartão de crédito, mas com sabedoria

O cartão de crédito é a opção mais confortável, afinal, ele já está em sua carteira e é usado com frequência. As compras internacionais equivalem a boas milhas, porém é preciso tomar cuidado.

Ele funciona como um empréstimo, caso não tenha certeza que você terá o dinheiro para pagar a fatura quando ela vier, essa alternativa não é recomendada. Essa modalidade estimula o descontrole de gastos por causa das múltiplas compras e também pelo fato de o pagamento da fatura ser cobrado no dia de seu fechamento. De acordo com o Banco Central, a partir de 2020 os gastos começarão a ser cobrados com o valor fixado do câmbio na data da compra.

Outro ponto para ter atenção é nas viagens em que a moeda oficial não é o dólar americano. As compras feitas no local serão convertidas pela taxa de câmbio da moeda local para o dólar, e do dólar para o real. Retirar dinheiro em caixa eletrônico usando o seu cartão de crédito também resultará em cobrança de taxas e juros.

Apesar de tantas taxas, o cartão de crédito oferece milhas e seguro-viagem, mas é importante avisar de seu retorno ao Brasil ao seu banco, para que seu cartão não corra o risco de ser fraudado.

 

A melhor escolha de moeda para viagem é levar duas opções de pagamento, uma principal e outra para emergências. Planeje a sua viagem e saiba onde e quanto irá gastar em cada dia, assim evitará problemas. Cada viagem é específica, com objetivos e experiências diferentes. Não deixe que imprevistos estraguem o seu passeio. Boa viagem! ✈


RELACIONADOS


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação que p […] LEIA MAIS


Guia do dólar: saiba tudo sobre comprar dólar

O dólar é a moeda mais importante da economia mundial. Como a compra é constante, ela agita o mercado financeiro. Aceita em todo o mundo, ela é usada como reserva financeira em diversos países. N […] LEIA MAIS

Recentes


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação […] LEIA MAIS


É mais barato comprar passagem aérea durante a madrugada?

Na hora de planejar uma viagem surgem várias dúvidas, sendo a mais comum sobre as passagens aéreas. “Qual o melhor horário para comprar?” “Existe algum período em que os voos estão mai […] LEIA MAIS