Bem-vindo, CITRUS 7
TOTAL TRANSFERIDO BRL 1500,00 ECONOMIZADO BRL 44,00

Seguro de viagem: como escolher e o que prestar atenção 

19 de outubro , 2017 | em #FiqueDeOlho, #MeuCâmbio, Compra da moeda, Dicas de viagem |

Você sabia que o seguro viagem pode ser uma das exigências de um país para autorizar a sua entrada, mesmo que já tenha todos os vistos? Exigido, entre outros, em 27 países europeus, o seguro de viagem funciona como um plano de saúde temporário. E também como uma garantia de indenização em caso de acidentes e em outras situações, como, por exemplo, o extravio de bagagens.

Ele cumpre o mesmo papel dos planos de saúde brasileiros, mas no exterior. Com valores mais baixos do que os de despesas médicas pagas à parte, o seguro de viagem pode te ajudar, também, em diversos outros casos não relacionados à sua saúde. Ele acionado, por exemplo, no caso de perda de documentos ou no reembolso por atrasos ou cancelamentos de voos.

Para que você faça a sua viagem da melhor maneira e sem contratempos, o blog hoje te dará dicas de como escolher o seguro de viagem e o que prestar atenção ao contratá-lo. Confira!

Diferenças: seguro de viagem x assistência de viagem

Na hora da escolha, é preciso estar atento se o seguro de viagem oferecido não é uma assistência de viagem. Na prática, o primeiro prevê, por exemplo, que o viajante pague as despesas médicas do próprio bolso e depois solicite o reembolso à seguradora.

Já a assistência tem o atendimento médico todo arcado pela seguradora, que deve ser contatada antes do segurado recebê-lo. A empresa, então, indicará um local conveniado onde o atendimento será realizado.

No seguro, o reembolso ao contratante acontecerá após o envio de documentos, laudas e notas fiscais, entre outros, que comprovem o atendimento médico. Diferente da assistência, o contratante poderá escolher o lugar de sua preferência.

Atualmente, a maioria das seguradoras vende um produto híbrido, que funciona como assistência ou seguro, de acordo com a ocorrência. É preciso estar atento ao contrato, nesses casos, para não cair em armadilhas!

Como contratar um seguro de viagem?

Dependendo do tipo de cartão de crédito utilizado, você pode já estar coberto pelo seguro de viagem oferecido pela operadora. Mas fique atento! Diversas bandeiras exigem que a compra da passagem tenha sido realizada com o mesmo cartão.

Se o seu cartão não têm este benefício, você deve procurar empresas que oferecem este tipo de cobertura (seguradoras, bancos, agências de viagens, companhias aéreas etc.) e ler com atenção os contratos, disponíveis em seus respectivos sites.

O segurado deve ficar atento, ainda, aos valores, principalmente os de despesas médicas reembolsados, e aos vários perfis e planos ofertados, além de exigências (como o Acordo de Schengen, na Europa) que variam de acordo com o país visitado.

O seguro de viagem deve ser contratado, no mínimo, por um período igual ao da viagem. O aconselhável, contudo, é que o contrato seja feito alguns dias antes, garantindo o início da cobertura desde o dia de seu embarque (inclusive) e se estenda por alguns dias a mais, por garantia em caso de alguma eventualidade.

É importante também lembrar que os contratos têm preços em moeda estrangeira. Por isso, fique atento à cotação do dólar e do euro na hora de contratar esta proteção!

Lembramos que a Meu Câmbio oferece o melhor negócio em dólar, euro e em outras 15 moedas. Visite nosso site, garanta a melhor cotação em câmbio e boa viagem!


RELACIONADOS


Enfrentar ou não o aeroporto nas vésperas do Natal e do Ano-Novo

  Com tantas resoluções de final de ano, a única certeza é que os aeroportos, em todo o mundo, estarão lotados de viajantes e turistas. Para muitas pessoas o recesso, com Natal e Ano-Novo, […] LEIA MAIS


Cuidados com as compras internacionais no cartão

Uma das melhores partes de viajar é voltar com a mala cheia de presentes e novas aquisições, mas é preciso ter alguns cuidados ao realizar as compras internacionais com o cartão para não ter sur […] LEIA MAIS

Recentes


5 dicas para viajar com crianças

Quem é que não gosta de viajar com as crianças? Viajar em família é tudo de bom, afinal, conhecer novos destinos inclui construir memórias e viver momentos inesquecíveis. No entanto, muitos pai […] LEIA MAIS


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação que p […] LEIA MAIS