Bem-vindo, CITRUS 7
TOTAL TRANSFERIDO BRL 1500,00 ECONOMIZADO BRL 44,00

Tendências do mercado financeiro para os próximos anos

08 de outubro , 2021 | em #MeuCâmbio |

Tendências do mercado financeiro_BlogueMeuCâmbio

Utilize gratuitamente nossa plataforma para controle dos contratos de câmbio de importação, exportação ou financeiros. Clique aqui e confira!

O mercado financeiro age de acordo com o ambiente ao qual se encontra, com as suas ações e técnicas sendo desenvolvidas de forma correspondente às necessidades da população e do mercado comercial vigente naquele espaço.

É um setor que não está unicamente ligado ao ambiente físico em que se encontra, pois com o avanço das tecnologias, o mercado financeiro passou a expandir a sua área de atuação para diferentes locais e situações, modificando assim a economia que conhecemos.

Uma relação que também modifica os mercados internos relacionados a essa revolução financeira e tecnológica, são os serviços em TI (Tecnologia da Informação) que estão sendo cada vez mais essenciais na concepção estrutural de uma empresa.

Tudo isso porque o mercado financeiro foi instaurado com o objetivo de compreender e otimizar a relação da sociedade com os seus investimentos, e assim a população passa a adotar novos hábitos, e o meio econômico precisa se atualizar a esses novos conceitos.

Por isso, o elemento de maior responsabilidade para essas novas modificações é a inclusão das ferramentas tecnológicas a esses serviços, modificando não só a maneira com a qual a sociedade trabalha e se comunica, mas também como ela lida com o seu dinheiro.

O mercado financeiro e o seu elo com a tecnologia

O avanço das ferramentas tecnológicas acompanha as necessidades apresentadas pela sociedade, ao mesmo tempo que induz novos interesses ao público, justamente pelo conjunto de facilidades que passa a apresentar.

Essa adaptação do mercado aos dispositivos avançados não é algo necessariamente inédito, pois essas instituições financeiras já reagem a elementos, como a moeda e o sistema econômico vigente, desde a criação das entidades econômicas.

As mudanças precisam ser acompanhadas com atenção para que uma empresa consiga acompanhar os novos modelos de tributação válidos naquela época. Contar com uma assessoria tributária pode ajudar nesse sentido.

Da mesma forma, as soluções tecnológicas desenvolvidas são capazes de facilitar a execução de algumas dessas regras tributárias, como no sistema de recolhimento do imposto de renda, hoje feito de maneira completamente digital.

Essas mudanças ocorrem também como uma exigência do próprio público consumidor que adotou de tal maneira as ferramentas tecnológicas, que ver algumas atividades que poderiam ser otimizadas, sendo executadas de forma tradicional, representa um atraso.

O acesso simplificado aos meios digitais é um dos responsáveis por essas mudanças de comportamento da sociedade, que com o barateamento das tecnologias digitais passou a ter um maior alcance aos dispositivos conectados à internet.

E se esse processo é capaz de modificar até as relações de trabalho, com um profissional podendo se aperfeiçoar por meio de cursos profissionalizantes online, o mercado financeiro, como consequência disso, também passa a apresentar certas modificações.

Assim como as ferramentas digitais continuam a ser desenvolvidas de forma contínua, a relação do público com esses dispositivos também acompanha esse processo de atualizações, com o desenvolvimento de novas práticas em diferentes setores.

As melhores empresas do mercado se destacam justamente por identificar com uma certa antecipação nessas mudanças de comportamento do público, em relação às novas ferramentas em processo de fabricação.

Para se ter uma noção clara disso, é só analisar o mercado em um período curto, como nos anos de 2019, 2020 e 2021, e perceber como a economia e o mercado financeiro mudou drasticamente nesse espaço de tempo.

Dessa forma, as mudanças que se tornam desafios para empresas de contabilidade, no qual as suas ações dependem da realidade econômica na qual se encontram, dependendo de variantes sociais, financeiras e cada vez mais, tecnológicas.

As tendências atuais do mercado financeiro

Nos últimos anos o mercado econômico nacional vem apresentando diversas novas modalidades financeiras, com base nas tecnologias disponíveis, além dos novos modelos monetários adotados por economias estrangeiras.

Um processo de renovação que acompanham mudanças de diferentes aspectos, tais como:

  • Fatores políticos;
  • A economia local;
  • A relação com o mercado financeiro estrangeiro;
  • Tecnologias disponíveis;
  • Eventos sociais inesperados (como uma pandemia).

Todos esses pontos são responsáveis pela tomada de decisão de alguém que atua no mercado financeiro, que por consequência, se adapta à realidade que esses elementos acabam por impor para a sociedade.

Por outro lado, com o apoio das ferramentas tecnológicas, esse mercado também busca reagir de forma positiva a essas situações, como no desenvolvimento de um aprimorado programa para controle financeiro empresarial.

Tudo isso levando ao desenvolvimento de novas tecnologias, assim como a adoção dos recursos agora disponíveis como:

Automação e Inteligência Artificial

A automação das atividades humanas automáticas vem agilizando um grande número de processos, e o mesmo acontece no mercado financeiro. Programas baseados em inteligência artificial são capazes de identificar e resolver o problema de um cliente.

O mesmo acontece com o machine learning, no qual o aprendizado das máquinas permite o desenvolvimento de estratégias e até mesmo de outros dispositivos, que irão atuar diretamente com a relação do público com as suas finanças.

É o mesmo sistema que vem impulsionando as ações do dark analytics. Um sistema que permite uma análise mais profunda de oportunidades antes não mapeadas, contando com essas ferramentas de inteligência.

Tecnologias financeiras

Essas novas tecnologias têm uma importante função na mecanização e otimização de algumas atividades do setor, como trazendo facilidade para as empresas, tal como a terceirização de folha de pagamento para uma companhia de tecnologia.

Mas elas também agem com a criação de novas ferramentas, como no conceito de Open Banking, no qual as informações de crédito do cliente podem ser compartilhadas entre instituições bancárias, com a permissão do mesmo.

Esse processo permite o desenvolvimento de melhores soluções financeiras para os clientes. Da mesma forma que as transferências internacionaisvia PIX vem apresentando em termos de facilidade para os seus usuários.

Por ser um meio de movimentação financeira de base completamente digital, os seus custos mínimos, assim como a facilidade de transferência, passam a se tornar grandes parceiros do mercado e dos seus indivíduos.

LEIA TAMBÉM:

Tudo sobre a DUE – Documento único de exportação

Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior 2021 – Quem deve declarar?

Censo de Capitais Estrangeiros no Brasil 2021 – Conheça as obrigações!

Descentralização dos bancos

Esse avanço tecnológico permite também que a relação do cliente com os bancos tradicionais também seja modificada. Com a inclusão cada vez maior do dinheiro digital na sociedade, os próprios bancos passaram a apresentar soluções nesse sentido.

Uma movimentação que busca concorrer com o surgimento dos bancos digitais, que por lidarem com regulamentações mais simples, conseguem repassar aos seus clientes as facilidades e taxas menores, em relação às instituições clássicas.

Surgimento de Fintechs e Techfins

Esses dois tipos de negócio estão diretamente relacionados aos avanços tecnológicos e como eles reagem ao mercado financeiro. Apesar dos nomes parecidos, e deles agirem com conceitos similares, esses modelos de negócio têm propósitos distintos.

Enquanto as fintechs são instituições financeiras focadas em tecnologia, desenvolvendo ferramentas – como as contas digitais e o citado PIX – as techfins são empresas que partem direto do meio tecnológico, apresentando soluções nesse sentido.

Essas empresas e instituições facilitam diversas soluções financeiras, como um acesso simplificado a serviços de crédito, por meio de programas que analisam de forma rápida e eficaz a situação econômica desses clientes.

Experiência omnichannel

O omnichannel trabalha com um conjunto de ferramentas em diferentes canais, que de forma agregada, reúne as possibilidades apresentadas por cada meio de contato, desenvolvendo uma comunicação especializada com o público.

Esses mesmos conceitos podem ser aplicados ao meio financeiro, como as instituições bancárias que trabalham por meio das agências físicas, redes sociais e os modelos digitais, conhecidos como internet banking.

Uma empresa de contabilidade e consultoria, assim como outras companhias de auxílio financeiro, também atuam com esse tipo de comunicação, trabalhando com múltiplos canais para atender os seus clientes em diferentes formas de contato.

O crescimento do comércio eletrônico

As lojas virtuais e o comércio digital seguiam naturalmente em processo de crescimento, resultado da adesão cada vez maior do público à internet, que se popularizou com o uso das redes sociais.

Esse mercado, no entanto, viu uma expansão inesperada no ano de 2020, com o estado de pandemia que assolou o planeta. Sem a possibilidade de se dirigir fisicamente às lojas, o comércio digital se apresentou como uma opção ainda mais viável.

Exigindo aos meios comerciais se adaptarem aos processos digitais, sendo o ambiente no qual o seu público passou a se concentrar. Ao mesmo tempo, foi preciso otimizar processos, como o sistema para controle de loja, também necessário para o mercado online.

Com uma implementação contínua das ferramentas digitais à vida da população, é esperado que os números de compra no comércio virtual siga com uma média de crescimento, modificando assim a relação do mercado com o público.

E sendo uma instituição que se comporta de forma direta aos comportamentos da sociedade, é esperado que o mercado financeiro não só siga implementando as técnicas e ferramentas apresentadas, como também inclua outras novidades neste sentido.

Saiba tudo sobre o câmbio de importação?

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Tenha acesso a toda a informação relevante para realizar sua operação de câmbio. Cadastre-se em nosso blogue.


RELACIONADOS


#CaféComCâmbio – 06/07/22

As principais notícias que afetam o dólar comercial nesta quarta-feira 06/07/2022 MERCADO AGORA (10h34) Dólar comercial: R$ 5,4071 +0,36% Euro comercial: R$ 5,5170 -0,25% Lib […] LEIA MAIS


#CaféComCâmbio – 05/07/22

As principais notícias que afetam o dólar comercial nesta terça-feira 05/07/2022 MERCADO AGORA (10h11) Dólar comercial: R$ 5,3820 +1,08% Euro comercial: R$ 5,5370 -0,25% Lib […] LEIA MAIS

Recentes


#CaféComCâmbio – 06/07/22

As principais notícias que afetam o dólar comercial nesta quarta-feira 06/07/2022 MERCADO AGORA (10h34) Dólar comercial: R$ 5,4071 +0,36% Euro comercial: R$ 5,5170 -0,25% Lib […] LEIA MAIS


#CaféComCâmbio – 05/07/22

As principais notícias que afetam o dólar comercial nesta terça-feira 05/07/2022 MERCADO AGORA (10h11) Dólar comercial: R$ 5,3820 +1,08% Euro comercial: R$ 5,5370 -0,25% Lib […] LEIA MAIS