
29 de agosto , 2019 | em #MeuCâmbio |
Quem nunca teve o sonho de sair do Brasil, conhecer uma nova cultura, aprender um novo idioma e ter uma condição de vida melhor? Em busca disso, milhares de brasileiros migraram para Portugal, e hoje, a comunidade brasileira representa 25% dos imigrantes no país – cerca de meio milhão, representando 5% da população total.
Diante disso, queremos saber se você sabe o que é preciso fazer para morar em terras portuguesas. Não sabe ainda? Não se preocupe. Nós, da Meu Câmbio, vamos explicar alguns passos para você morar legalmente em Portugal.
Caso você não tenha cidadania de nenhum país europeu, é preciso conseguir um visto que seja adequado para sua estadia no país, sendo os tipos mais comuns:
Tem direito à dupla cidadania todos aqueles que sejam filhos, netos ou bisnetos de um cidadão português; que estejam casados ou em união estável há mais de 3 anos com portugueses; e brasileiros que residem em território lusitano por pelo menos seis anos. Para saber mais sobre os direitos de quem pode ou não receber a dupla cidadania, acesse o site do Consulado Português.
É complicado fazer uma lista de melhores cidades – porque o melhor para você depende do seu estilo de vida e objetivos –, mas buscamos, como indicação inicial, um ranking baseado em oportunidade de trabalho, qualidade e custo de vida, que conta com:
Essa é uma das questões mais importantes que você deve considerar antes de decidir sua mudança de país e cidade, visto que o custo de vida varia entre as opções. Lisboa e Porto, por exemplo, são as cidades mais caras para se morar, mas possuem as melhores oportunidades de trabalho e pagam bem – ou seja, um lado compensa o outro.
Fazendo um cálculo básico, pensemos, hipoteticamente, em um casal, sem filhos, vivendo em um apartamento bem localizado, incluindo contas mensais (como água, luz, telefone, internet) e alimentação. O custo de vida por cidade ficaria, mais ou menos, em torno de:
Em Portugal o salário mínimo está em torno de 600 euros (sem os descontos). Esse salário é pago, geralmente, para quem tem cargos sem exigências acadêmicas ou técnicas, como secretária, segurança, pedreiro, atendente de call center, entre outros. Mas, assim como no Brasil, a remuneração varia de empresa para empresa. Em Portugal, a remuneração média é de aproximadamente 887 euros, podendo passar ultrapassar os 1000 euros para profissões nas áreas de tecnologia, marketing, medicina, direito, engenharia e turismo.
Portugal é um país com um clima ameno, podendo ser um paraíso para surfistas com uma zona litoral de 800 km e com 365 dias de surf no ano. Apesar de ser um país pequeno, o clima varia significativamente de região para região. Na Europa, as estações são o contrário das do Brasil, ou seja, os meses de inverno europeu são dezembro, janeiro, fevereiro e março. A primavera começa em abril e acaba em junho, quando se inicia o verão, durando até setembro, fechando o ano com o outono, de setembro a dezembro. As temperaturas médias no verão podem chegar até os 40º C, e no inverno, até -5º C – dependendo da região, por exemplo, pode chegar a nevar em Serra da Estrela.
Isso somente vocês podem responder, mas, em nossa opinião vale a pena sim! Como tudo na vida, considere as vantagens e desvantagens sobre mudar-se para Portugal, que é uma boa opção para
Talvez não seja um bom negócio para
Entre as desvantagens estão o desafio de construir uma vida do zero; ficar distante da família e amigos; enfrentar um mercado de trabalho mais concorrido e deixar para trás o emprego e estabilidade.
As principais vantagens em morar em Portugal estão a segurança, qualidade e custo de vida, saúde pública boa, qualidade de ensino (se você tem filhos ou pensa em estudar) e uma vida menos corrida do que a do Brasil. (E não podemos deixar de falar sobre a culinária e vinho português que são maravilhosos!)
E aí, se animou para ir para Portugal? Não esqueça da Meu Câmbio na hora de comprar a moeda!
As principais notícias que afetam o dólar comercia […] LEIA MAIS
As principais notícias que afetam o dólar comercia […] LEIA MAIS