
11 de abril , 2019 | em #MeuCâmbio, Dicas de viagem |
Quando planejamos uma viagem, a primeira coisa que pensamos é “para onde vamos”. Dependendo do destino, também precisamos pensar em quais são os documentos necessários para essa viagem.
Mas, uma coisa é certa, se você pretende viajar pelo mundo, seu melhor amigo será seu passaporte!
Pra quem não sabe, passaporte é o documento que a Polícia Federal emite para quem deseja transitar entre os países e continentes vizinhos.
O Brasil tem a vantagem de estar entre os 20 passaportes mais aceitos no mundo! Mas atenção, só ele, às vezes, não é suficiente. Cada país tem suas leis e acordos. Alguns solicitam visto, mas sobre ele falaremos depois.
Informação importante: não é possível renovar o passaporte e nem prorrogar a data de validade. Caso o seu passaporte vença, é preciso passar por todo o processo para emiti-lo novamente: fazer um requerimento, apresentar toda a documentação e comparecer à PF pessoalmente. Você terá um novo passaporte, com um novo número.
Qualquer pessoa pode ter um passaporte. A única exigência é que o cidadão esteja em dia com suas obrigações eleitorais e é necessário levar os documentos solicitados para emissão.
Homens maiores de 18 anos também devem apresentar o alistamento militar.
São muitos os documentos necessários para cada pessoa, maior de idade, menor de idade, casado, divorciado. E nenhum site melhor que o da Polícia Federal para te dar todas as informações corretas.
Os passaportes são validos até 10 anos. Após esse prazo, é necessário solicitar novo documento.
Para menores de 18 anos, o passaporte tem a validade definida de acordo com sua idade, por exemplo:
No dia em que você for à Polícia Federal, o posto irá verificar os documentos, fará a coleta de dados biométricos e informarão a data da entrega do passaporte. Normalmente o prazo é de seis dias úteis.
Agora que está tudo certo e você já está com o passaporte em mãos. É preciso de um outro documento importante nas viagens internacionais: o visto!
O visto é o controle migratório do país. Ser um imigrante em situação legal e regular é fundamental.
Existem vários tipos de vistos: turismo, trabalho, estudo, entre outros. Na hora em que você for solicitar o seu, é preciso ser bem específico sobre qual você pretende tirar. A documentação pode ser a mais variada possível e os preços variam de acordo com o tipo e o país.
Outro fato importante: é a autoridade local que define qual é a validade para seu visto. Uma vez aceito, será solicitado o seu passaporte e eles te entregarão com o selo do visto colado em uma das páginas.
Nesse primeiro momento, iremos falar somente do visto de turismo para que você consiga viajar o mundo sem preocupação.
Você sabia que dos 10 destinos mais procurados pelos brasileiros, somente os Estados Unidos exigem visto do turista? Pois é! E é preciso que o processo de solicitação do visto comece meses antes da viagem, pois é bem complicado conseguir agendamentos.
Em cada país o procedimento é diferente e podem ser exigidos documentos diferentes. O melhor é sempre pesquisar no site do consulado do país que você pretende viajar quais são as exigências corretas. Mas podemos adiantar alguns passos sobre o que fazer:
Sim! A decisão de dar ou não o visto fica totalmente a critério do entrevistador. Quase sempre, você já sai da entrevista com a resposta se conseguiu ou não o visto.
Alguns entrevistadores podem te informar por que negaram o visto, outros não, mas isso é normal, pois eles não têm obrigação de contar.
Mas não fique triste! Se seu visto foi negado, você pode ter a chance de tentar de novo. Alguns países dão um tempo de espera para você tentar de novo, outros não.
Não precisa se apavorar! É simples, mas você precisará ter mais atenção. Não é porque seu passaporte está vencido que seu visto também está. A partir desse momento você terá de andar com seu passaporte novo valido e com o vencido com o visto. Na imigração, você terá de apresentar os dois documentos.
Para os países que não precisam do visto, não é necessário carregar os dois passaportes.
Em alguns países sim. Se a data de validade ainda não expirou, o requerimento de renovação exige menos documentos e a chance de ser negado é mínima. Seja renovação ou uma nova solicitação, o valor a ser pago é o mesmo.
Depois de todas essas dicas sobre passaporte e visto, acho que já podemos responder à pergunta feita no começo desse post: “pra onde vamos?”. Agora que você está com o passaporte e o visto em mãos, é só aproveitar.
E não esqueça da Meu Câmbio na hora de comprar a moeda! Aqui, você tem as menores taxas de câmbio para ajuda-lo a economizar na sua viagem.
As principais notícias que afetam o dólar comercia […] LEIA MAIS
As principais notícias que afetam o dólar comercia […] LEIA MAIS