Bem-vindo, CITRUS 7
TOTAL TRANSFERIDO BRL 1500,00 ECONOMIZADO BRL 44,00

Passaporte e visto: tudo o que você precisa saber

11 de abril , 2019 | em #MeuCâmbio, Dicas de viagem |

Quando planejamos uma viagem, a primeira coisa que pensamos é “para onde vamos”. Dependendo do destino, também precisamos pensar em quais são os documentos necessários para essa viagem.

Mas, uma coisa é certa, se você pretende viajar pelo mundo, seu melhor amigo será seu passaporte!

O que é o passaporte? 

Pra quem não sabe, passaporte é o documento que a Polícia Federal emite para quem deseja transitar entre os países e continentes vizinhos.

O Brasil tem a vantagem de estar entre os 20 passaportes mais aceitos no mundo! Mas atenção, só ele, às vezes, não é suficiente. Cada país tem suas leis e acordos. Alguns solicitam visto, mas sobre ele falaremos depois.

Informação importante: não é possível renovar o passaporte e nem prorrogar a data de validade. Caso o seu passaporte vença, é preciso passar por todo o processo para emiti-lo novamente: fazer um requerimento, apresentar toda a documentação e comparecer à PF pessoalmente. Você terá um novo passaporte, com um novo número.

Quem pode tirar?

Qualquer pessoa pode ter um passaporte. A única exigência é que o cidadão esteja em dia com suas obrigações eleitorais e é necessário levar os documentos solicitados para emissão.

Homens maiores de 18 anos também devem apresentar o alistamento militar.

Qual é a documentação necessária?

São muitos os documentos necessários para cada pessoa, maior de idade, menor de idade, casado, divorciado. E nenhum site melhor que o da Polícia Federal para te dar todas as informações corretas.

Quanto custa?

  • Passaporte Comum: R$ 257,25
  • Passaporte de Emergência: R$ 334,42

Prazos de validade?

Os passaportes são validos até 10 anos. Após esse prazo, é necessário solicitar novo documento.

Para menores de 18 anos, o passaporte tem a validade definida de acordo com sua idade, por exemplo:

  • 0 a 1 ano – 1 ano de validade
  • 1 ano completo a 2 anos incompletos – 2 anos de validade
  • 2 anos completos a 3 anos incompletos – 3 anos de validade
  • 3 anos completos a 4 anos incompletos – 4 anos de validade
  • 4 anos completos a 18 anos incompletos – 5 anos de validade.

Qual é o prazo de entrega do passaporte?

No dia em que você for à Polícia Federal, o posto irá verificar os documentos, fará a coleta de dados biométricos e informarão a data da entrega do passaporte. Normalmente o prazo é de seis dias úteis.

Agora que está tudo certo e você já está com o passaporte em mãos. É preciso de um outro documento importante nas viagens internacionais: o visto!

Mas afinal, o que é o visto?

O visto é o controle migratório do país. Ser um imigrante em situação legal e regular é fundamental.

Existem vários tipos de vistos: turismo, trabalho, estudo, entre outros. Na hora em que você for solicitar o seu, é preciso ser bem específico sobre qual você pretende tirar. A documentação pode ser a mais variada possível e os preços variam de acordo com o tipo e o país.

Outro fato importante: é a autoridade local que define qual é a validade para seu visto. Uma vez aceito, será solicitado o seu passaporte e eles te entregarão com o selo do visto colado em uma das páginas.

Nesse primeiro momento, iremos falar somente do visto de turismo para que você consiga viajar o mundo sem preocupação.

Você sabia que dos 10 destinos mais procurados pelos brasileiros, somente os Estados Unidos exigem visto do turista? Pois é! E é preciso que o processo de solicitação do visto comece meses antes da viagem, pois é bem complicado conseguir agendamentos.

Como solicito meu visto?

Em cada país o procedimento é diferente e podem ser exigidos documentos diferentes. O melhor é sempre pesquisar no site do consulado do país que você pretende viajar quais são as exigências corretas. Mas podemos adiantar alguns passos sobre o que fazer:

  • Entre no site do órgão responsável pela emissão do visto do país desejado e preencha um formulário ou um requerimento. Nesse momento você terá que colocar seus dados pessoais e de viagens.
  • Depois você agendará a entrevista presencial. Nela, é possível que algumas perguntas do formulário sejam feitas novamente, por isso fique atento! Provavelmente, o responsável pela sua entrevista pedirá que mostre seus documentos para confirmar algumas informações. Leve todo tipo de documento que você tenha.
  • Independente do país, sempre será cobrada uma taxa para a emissão do visto. Os valores a serem pagos variam de país para país e podem ser cobrado na moeda oficial de quem emitirá o visto.

O visto pode ser negado?

Sim! A decisão de dar ou não o visto fica totalmente a critério do entrevistador. Quase sempre, você já sai da entrevista com a resposta se conseguiu ou não o visto.

Alguns entrevistadores podem te informar por que negaram o visto, outros não, mas isso é normal, pois eles não têm obrigação de contar.

Mas não fique triste! Se seu visto foi negado, você pode ter a chance de tentar de novo. Alguns países dão um tempo de espera para você tentar de novo, outros não.

Já tenho visto valido, mas meu passaporte venceu, o que eu faço?

Não precisa se apavorar! É simples, mas você precisará ter mais atenção. Não é porque seu passaporte está vencido que seu visto também está. A partir desse momento você terá de andar com seu passaporte novo valido e com o vencido com o visto. Na imigração, você terá de apresentar os dois documentos.

Para os países que não precisam do visto, não é necessário carregar os dois passaportes.

Meu visto venceu, é possível renovar?

Em alguns países sim. Se a data de validade ainda não expirou, o requerimento de renovação exige menos documentos e a chance de ser negado é mínima. Seja renovação ou uma nova solicitação, o valor a ser pago é o mesmo.

Depois de todas essas dicas sobre passaporte e visto, acho que já podemos responder à pergunta feita no começo desse post: “pra onde vamos?”. Agora que você está com o passaporte e o visto em mãos, é só aproveitar.

E não esqueça da Meu Câmbio na hora de comprar a moeda! Aqui, você tem as menores taxas de câmbio para ajuda-lo a economizar na sua viagem.


RELACIONADOS


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação […] LEIA MAIS


Dicas para quem vai viajar sozinho pela primeira vez

Para quem nunca viajou sozinho, é normal que surjam dúvidas na hora de planejar uma viagem. Elaborar um roteiro, reservar hospedagem e passagens com antecedência são etapas essenciais para via […] LEIA MAIS

Recentes


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação […] LEIA MAIS


Dicas para quem vai viajar sozinho pela primeira vez

Para quem nunca viajou sozinho, é normal que surjam dúvidas na hora de planejar uma viagem. Elaborar um roteiro, reservar hospedagem e passagens com antecedência são etapas essenciais para via […] LEIA MAIS