Bem-vindo, CITRUS 7
TOTAL TRANSFERIDO BRL 1500,00 ECONOMIZADO BRL 44,00

Vai viajar? Veja opções de bibliotecas e livrarias para incluir no seu roteiro

14 de março , 2019 | em #MeuCâmbio |

Para você que ama viajar e não dispensa uma boa leitura, saiba que existem bibliotecas com arquitetura ímpar e livrarias muito charmosas que merecem serem incluídas no seu roteiro turístico.

Confira a lista!

Biblioteca do Monastério Beneditino de Admont – Áustria

Conhecida por sua arquitetura barroca e coleções de artes e manuscritos, a Admont é a maior biblioteca monástica do mundo. Seu acervo conta com mais de 200 mil volumes. Entre eles, uma das mais antigas coleções científicas do mundo.

O estabelecimento foi construído em 1776 pelo arquiteto Joseph Hueber. Seu teto é formado por sete cúpulas decoradas com afrescos de Bartolomeo Altomonte, mostrando as etapas do conhecimento humano até o ponto alto da Revelação Divina.

Biblioteca de George Peabody – Baltimore, Estados Unidos

A biblioteca foi inaugurada em 1878 por George Peabody, um filantropo nascido em Massachusetts. Reconhecido por sua arquitetura interior, o local tem cinco camadas de rochas ornamentais, ferros fundidos, pisos de mármores, colunas douradas e varandas que são palco de palestras e casamentos.

Quem visita o espaço encontra mais de 300 mil livros, a maioria do período dos séculos XVIII a XX. Destaque para coleções de arte, história, literatura britânica e americana, clássicos gregos e latinos, além de livros sobre exploração e viagens, incluindo uma grande mapoteca.

Biblioteca Clementium – Praga, República Tcheca

O edifício de arquitetura barroca foi construído em 1722 e tem o teto repleto de afrescos do pintor Jan Hiebl. Com um acervo de aproximadamente 20 mil livros de literatura, medicina e teologia, o espaço foi por muito tempo considerado o terceiro maior colégio de jesuítas do mundo.

No mesmo prédio também estão localizadas a Capela dos Espelhos e a Torre Astronômica, outras atrações turísticas de Praga, capital da República Tcheca.

 Livraria Lello e Irmão – Porto, Portugal

Inaugurada em 1869 como Livraria Internacional de Ernesto Chardron, ganhou o nome de Livraria Lello e Irmão após a morte do seu dono e aquisição dos empresários José e António Lello.

O prédio tem uma fachada neogótica portuense, com duas figuras que simbolizam a arte e a ciência. Na entrada é possível ver bustos dos mais importantes escritores portugueses: Eça de Queiros, Camilo Castelo Branco, Teófilo Braga, entre outros.

Mas é a parte interna que deixa qualquer visitante de boca aberta. O espaço tem vitrais no teto, adornos em madeira e trilhos no piso onde antigamente um carrinho (que ainda faz parte da decoração) ajudava no transporte dos livros. Destaque para a escadaria que leva ao segundo andar, toda trabalhada em madeira e com piso vermelho.

A livraria tem em seu acervo mais de 100 mil títulos em diferentes idiomas, inclusive traduções para o inglês de autores como José Saramago e Fernando Pessoa.

Uma curiosidade: para quem não sabe, a escritora J. K. Rowling viveu em Porto e frequentava a livraria. O livro Harry Potter e a Pedra Filosofal foi escrito na Lello e Irmão, que também serviu de inspiração para a livraria do filme e as escadarias de Hogwarts.

Libreria El Ateneu– Buenos Aires, Argentina

A livraria foi classificada como uma das mais belas do mundo pela revista National Geographic e pelo jornal britânico The Guardian. Ela está instalada dentro do antigo teatro Grand Splendid, construído pelo austríaco Max Glücksmann, em 1919. A livraria começou a funcionar somente em 2000, quando o edifício foi comprado pela rede de livrarias Yenni. As poltronas, então, deram lugar a milhares de livros, CDs e DVDs. E o palco, que recebeu o famoso cantor de tango Carlos Gardel – virou um café, com piano ao vivo.

Lá existem mais de 120 mil obras dos mais variados gêneros e 10 mil CDs para vendas.

The Last Bookstore – Los Angeles, Estados Unidos

Construída em um antigo banco, em 2005, a livraria se tornou a maior revendedora de livros novos e usados da Califórnia. Até hoje, o espaço mantém os cofres da construção original no ambiente.

No mezanino chamado de “Labirinto acima da Last Bookstore”, é possível encontrar mais de 100 mil livros que são vendidos por apenas um dólar.

Considerada um ponto turístico e de encontros culturais da cidade, a livraria tem uma sessão de livros raros, CDs e vinis, artesanatos e autores independentes. São mais de 200 mil títulos à venda.

Biblioteca de Bodleiana – Oxford, Inglaterra

Inaugurada em 1602, Bodleiana é a principal biblioteca de pesquisa da Universidade de Oxford, uma das mais antigas da Europa e na Inglaterra só perde em tamanho para a Biblioteca Britânica.

O espaço possui vários objetos antigos, como a bíblia de Gutenberg e exemplares da Carta Magna, por exemplo.

Seu acervo tem 11 milhões de livros e é uma das bibliotecas responsáveis pelo depósito legal de obras publicadas em todo Reino Unido.

Biblioteca Pública de Nova York – Nova York, Estados Unidos

A New York Public Library (Biblioteca Pública de Nova York) foi fundada em 1895. Sua arquitetura, que merece destaque tanto na parte externa, quanto interna, é original e muito bem conservada.

O espaço, localizado em Manhattan, perto do Bryant Park e da estação de metrô Grand Central, tem um acervo com mais de 53 milhões de livros. O local é conhecido por ter aparecido em vários filmes e séries.

Por fora, escadarias grandiosas e dois leões de pedra, conhecidos como Patience e Fortitude (paciência e perseverança), são cenário para fotos de todos os turistas que circulam na região.

Na parte interna, é possível admirar a mobília, o teto com vários afresco e detalhes em ouro, além de toda a madeira utilizada na construção.

Libreria Acqua Alta – Veneza, Itália

Seguindo o exemplo de outros estabelecimentos citados acima, a livraria está entre as mais bonitas e originais do mundo. Inaugurada em 2004 pelo italiano Luigi Frizzi, a Acqua Alta tem uma decoração completamente diferente do que se vê em uma livraria: banheiras, gôndolas, canoas inteiras tudo transformado em mobília.

O espaço tem livros – novos e usados – sobre diversos temas. Destaque para uma vasta coleção sobre Veneza com mapas e enciclopédias antigas.

O fundo da livraria dá para um dos inúmeros canais de Veneza. Já imaginou fazer uma leitura com essa vista?

La Cafebrería El Péndulo – Polanco, Cidade do México

Como o nome sugere “Cafebreria” é a mistura dos nomes cafeteria e livraria em espanhol. Inaugurado em 1993, o espaço tem uma arquitetura moderna, luminosa em um ambiente com mesas, sala de estar e fundo musical.

É considerado um dos centros culturais mais importantes do país por abrigar diversas intervenções culturais e artísticas. Entre elas, concertos, filmes, apresentações e cursos.


RELACIONADOS


7 erros que podem deixar a sua viagem mais cara

Quem não gosta de viajar, conhecer novos lugares, novas culturas, diferentes culinárias, estilos de vida e idioma? Viajar sempre faz bem. Porém, alguns erros podem transformar um passeio especial e […] LEIA MAIS


Panorama de Mercado

Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação que precisa para escolher […] LEIA MAIS

Recentes


7 erros que podem deixar a sua viagem mais cara

Quem não gosta de viajar, conhecer novos lugares, novas culturas, diferentes culinárias, estilos de vida e idioma? Viajar sempre faz bem. Porém, alguns erros podem transformar um passeio especial e […] LEIA MAIS


Panorama de Mercado

Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação que precisa para escolher […] LEIA MAIS