Bem-vindo, CITRUS 7
TOTAL TRANSFERIDO BRL 1500,00 ECONOMIZADO BRL 44,00

Viagem acessível: um guia para turistas com mobilidade reduzida

28 de março , 2019 | em #MeuCâmbio |

Planejar uma viagem nunca é fácil. Agora, imagina fazer isso quando sua mobilidade é reduzida. Requer muito mais tempo e atenção, correto? Não é fácil programar uma viagem sempre pensando na acessibilidade dos locais que deseja se hospedar e deseja conhecer, não é mesmo? Mas não se preocupe porque, nós da Meu Câmbio, trouxemos algumas dicas para você fazer uma viagem acessível sem deixar de aproveitar nada. Anote nossas dicas e aproveite!

Planeje sua viagem com antecedência

É óbvio, mas nunca é demais reforçar a ideia de que é preciso começar a planejar sua viagem meses antes. Quando o turista tem mobilidade reduzida, é preciso avaliar vários detalhes, principalmente nos hotéis, antes de se fazer a reserva. Por isso, o planejamento da viagem deve ser ainda mais rigoroso. Há quartos acessíveis? Restaurantes, elevadores, áreas de lazer, estão preparados para receber alguém com mobilidade reduzida?

Na hora de comprar a passagem aérea, avise as companhias com até 48 horas de antecedência sobre suas necessidades. Assim elas podem te atender de uma forma diferenciada. Vale a dica de pesquisar uma empresa de transporte local para se locomover até o hotel também. Assim você não perder tempo com transportes que não são acessíveis.

Hospedagem adequada e confortável

Seja em casa ou viajando, ter uma boa noite de sono é essencial para aproveitar bem o dia. Por isso, é importante garantir uma hospedagem adequada e confortável. Por mais que seja mais caro, opte por ficar em hotéis. Normalmente, eles são mais bem preparados para receber pessoas com mobilidade reduzida do que hostel ou Airbnb.

Nos sites de buscas de hotéis, por exemplo, você tem a opção de filtrar sua pesquisa e colocar opções como “acesso para portadores de mobilidade reduzida”, “elevador acessível” e outros aspectos que tornam sua estadia mais agradável. Se as informações não estiverem claras no site, ligue para checar tudo antes de finalizar a reserva.

Comunique as pessoas antes de ir viajar

É muito importante que você avise seu médico antes de planejar sua viagem. Converse com ele sobre o local que está indo e assegure-se que saberá como agir caso alguma coisa aconteça. Faça, também, um seguro de viagem que seja completo para você. Não se esqueça de obter cópias das receitas médicas e saber sobre as variedades dos remédios no seu destino.

Vale lembrar que se estiver indo viajar com alguém, é sempre importante conversar sobre suas expectativas antes de fazer as reservas e comprar as passagens. Fale com seu companheiro de viagem sobre o que quer e o que pode fazer. Não minta sobre suas limitações e condições. Afinal, não será legal estar a quilômetros de distância e não saber como lidar com uma situação.

Otimize seu tempo

Evite quaisquer situações que possam te causar estresse. Escolha viajar em horários que o aeroporto seja menos cheio. Durante o dia, por exemplo. Opte por voos sem conexão, mas caso não consiga, dê preferência para conexões que tenham um espaço mais longo entre um voo e outro. Assim, você não precisará fazer as coisas com pressa. Por mais tedioso que pareça, procure chegar com horas de antecedência no aeroporto. É melhor evitar dor de cabeça nesse dia.

Planeje um roteiro de viagem acessível

Já pensou em chegar naquele ponto turístico que você sempre sonhou e não conseguir aproveitá-lo porque o local não tem acessibilidade? Para evitar esse transtorno, faça uma lista dos locais que você tem interesse em conhecer e verifique se estão preparados para receber pessoas com mobilidade reduzida. Atualmente, existem algumas plataformas que podem te ajudar, como o It’s Acessible e o Trip Trip Hurray.

Use e abuse de todas as facilidades disponíveis

Se você é idoso ou tem alguma lesão crônica ou temporária, não deixe de usar as filas e entradas de prioridades. Se tem alguma deficiência oculta ou psicológica, peça pulseiras de identificação – isso sinaliza que você precisa ter prioridade e vai lhe garantir ajuda dos funcionários do aeroporto mais facilmente. Durante a viagem, use e abuse dos espaços específicos para pessoas com necessidades especiais, como vagas preferenciais nos estacionamentos.

Agora que você está preparado para sair na sua aventura rumo ao exterior, está na hora de planejar a compra de moeda estrangeira para não ficar para última hora. Aqui na Meu Câmbio, você tem as menores taxas de câmbio para ajudar você na sua viagem.


RELACIONADOS


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação […] LEIA MAIS


Dicas para quem vai viajar sozinho pela primeira vez

Para quem nunca viajou sozinho, é normal que surjam dúvidas na hora de planejar uma viagem. Elaborar um roteiro, reservar hospedagem e passagens com antecedência são etapas essenciais para via […] LEIA MAIS

Recentes


Panorama de Mercado

Análise Meu Câmbio Acompanhe semanalmente a evolução do preço do dólar, euro e saiba tudo que pode influenciar o preço das moedas. Com a Meu Câmbio você tem acesso a toda a informação […] LEIA MAIS


Dicas para quem vai viajar sozinho pela primeira vez

Para quem nunca viajou sozinho, é normal que surjam dúvidas na hora de planejar uma viagem. Elaborar um roteiro, reservar hospedagem e passagens com antecedência são etapas essenciais para via […] LEIA MAIS